A prefeita Sirlene Svartz e o secretário de Governo e Gestão, Gizélio Linhares, de Laranjeiras do Sul, cumpriram agenda em Brasília durante a Marcha que reuniu mais de cinco mil prefeitos, na semana passada.
Um dos principais compromissos foi uma audiência no Ministério da Integração com os demais 80 municípios do Paraná que decretaram situação de emergência em virtude das chuvas registradas em junho de 2013.
De acordo com Gizélio a reunião foi comandada pela ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann que anunciou um plano de apoio no valor de R$ 8,5 milhões que serão proporcionalmente liberados aos municípios após uma análise ministerial dos estragos. O recurso é para ações emergenciais. Outro montante, mais significativo, será liberado após a apresentação de um projeto feito pela prefeitura.
Segundo Gizélio, para Laranjeiras do Sul, a parcela do repasse vai tardar em comparação as demais cidades. Isso porque o município não possuía o cartão da Defesa Civil com qual é pago os prestadores de serviço para reconstrução dos estragos dessa natureza. Porém, ele está sendo viabilizado junto à agência do Banco do Brasil onde será depositado o dinheiro nos próximos dias.