O Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (Sisppmug) aprovou a proposta do prefeito Cesar Silvestri para a reposição salarial do funcionalismo público municipal, aprovado na sessão desta terça-feira (28), pela unanimidade dos vereadores. A Câmara realizou três sessões consecutivas, sendo duas extraordinárias. Além do percentual proposto o que contribuiu para a provação do Sindicato foi o compromisso de revisão dos planos de carreira dos funcionários efetivos; de promover estudos sobre a possibilidade de incorporação de vantagens transitórias aos vencimentos básicos; e sobre a repercussão dos avanços horizontais não concedidos aos servidores do quadro geral. A Prefeitura de Guarapuava também instituirá uma mesa permanente de negociação com a participação dos servidores e do Sisppmug. “Esse compromisso foi decisivo para o Sindicato, pois representa uma luta que estamos tendo há anos”, disse a sindicalista Cristiane Wainer, diretora do Sisppmug. “O percentual de reposição ficou acima da inflação do período, de maio a maio, que foi de 7,9%”observou.
Com a aprovação do PL, a partir de maio os servidores já receberão 10% a mais sobre o valor do salário, enquanto os professores terão o complemento de 2,03% sobre o piso nacional do magistério, garantindo assim a isonomia salarial. A recomposição não se aplica aos cargos comissionados.
“Com este cenário de crise nacional, conseguimos um índice que contempla a reposição salarial, com previsão de ganho real para os funcionários, mantendo o equilíbrio das contas do município. A atual situação exige do gestor uma postura responsável para garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”, destacou o prefeito por intermédio da sua assessoria de imprensa.