Cristina Esteche
A rodada de negociação entre o Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais (Sisppmug) e a administração de Guarapuava, além de definir o índice de 7% de recomposição salarial para a categoria, debateu outras pautas.
A licença remunerada de até 30 dias ao ano para servidores que precisem se ausentar do trabalho em casos de doenças de pessoas da família, continua sendo reivindicada.
De acordo com o Sisppmug, atualmente a Lei Complementar 050/2014 atende apenas aos cargos de professor, educador infantil, secretario escolar, instrutor de libras e atendente de educando. “A reivindicação é que todos os servidores municipais que necessitem deste tipo de licença do trabalho não tenham descontos em suas remunerações”, diz a presidente, Cristiane Wainer.
Outra pauta é a Licença Adotante que concede folga de 90 dias aos servidores que obtiverem guarda judicial de criança de até um ano de idade, e de 60 dias para quem adotar criança com mais de um ano de idade. “Quando os dois adotantes forem funcionários públicos municipais a opção de licença deve ser de um deles”.
Os projetos serão levados para apreciação e votação na câmara municipal de Guarapuava na próxima semana.