22/08/2023


Geral

Sistema on-line deve registrar vacina contra aftosa no Paraná

O governador Beto Richa anunciou a implantação no Paraná de um sistema inovador de comprovação on-line de vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa. A partir do próximo dia primeiro de maio, pecuaristas e fornecedores da vacina vão poder realizar o procedimento diretamente no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a Adapar.

O governador afirmou que é importante garantir a saúde dos rebanhos para aumentar a renda dos produtores e trazer mais riquezas para o estado. Além disso, que o sistema atende ao anseio dos produtores em agilizar a comprovação da vacinação do rebanho.

O sistema on-line de comprovação da vacina contra a febre aftosa foi desenvolvido pela Adapar em parceria com a Celepar, que é a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná e vai estar disponível já na próxima campanha de vacinação, que acontece em maio. O produtor vai poder registrar, pela internet, que vacinou o rebanho.

Para validar o processo, é preciso que o revendedor da vacina também faça a comprovação da venda do produto ao criador. Se não quiser utilizar esta opção, o produtor poderá realizar o processo nos moldes tradicionais, diretamente nas unidades locais de sanidade agropecuária do Estado.

A vacinação do rebanho paranaense será realizada a partir do próximo mês. Devem ser vacinados bovinos e búfalos de até 24 meses de idade, o que envolve cerca de quatro milhões e meio dos nove milhões e meio de animais existentes no estado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo