22/08/2023



Educação

Sisu tem 8,4 mil vagas no Paraná

Candidatos interessados em concorrer a vagas no ensino superior público a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem consultar as oportunidades pela internet (http://sisu.mec.gov.br/). No Paraná, sete instituições com câmpus em 24 cidades oferecem 8.417 vagas em 318 cursos. As inscrições no sistema on-line começarão na próxima segunda-feira e terminarão às 23h59 do dia 10 de janeiro.

A seleção será feita a partir do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. É vetada a participação de quem tenha zerado a prova de Redação. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as notas dos participantes do Enem 2013 poderão ser consultadas no portal http://enem.inep.gov.br ainda hoje ou amanhã.

Cada candidato poderá fazer até duas opções de curso no Sisu. Durante o período de inscrições, é possível consultar a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos. O resultado da primeira chamada será conhecido em 13 de janeiro (confira o calendário).

Paraná

As instituições paranaenses participantes do Sisu são as universidades Federal (UFPR), Tecnológica (UTFPR), da Fronteira Sul (UFFS), da Integração Latino-Americana (Unila) e Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea). A Tecnológica lidera o ranking de ofertas com 3.962 vagas, seguida pela Federal (1.664) e Unioeste (1.184).

Entre os municípios paranaenses, Curitiba concentra 1.952 oportunidades em 104 cursos. Na sequência, aparecem Apucarana (809 em 19), Foz do Iguaçu (606 em 29), Pato Branco (492 em 12) e Toledo (406 em 15).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo