O primeiro mês de atividade do site Compre do Produtor acaba de ser completado, e ainda oferece um motivo de comemoração: foram mais de R$ 40 mil vendidos em quase 10 mil produtos vindos de pequenos produtores de Guarapuava. A plataforma foi criada para fomentar as vendas locais e garantir a renda mesmo durante a pandemia.
Desse modo, a comercialização on-line já alcançou mais de mil pedidos. Conforme o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane, isso mostra a efetividade e consolidação do mercado consumidor aos produtos da agricultura familiar. “Mesmo com a reabertura das nossas tradicionais feiras do produtor, os consumidores continuam acessando e comprando pelo site, seja pela comodidade ou para cumprir o distanciamento social. Isso evidencia que estamos atendendo com qualidade, atenção e cuidado à população”.
AS COMPRAS
Entre os produtos mais adquiridos pelos consumidores guarapuavanos estão o tomate (com 741 kg vendidos), cenoura (570 kg), cebola (533 kg), repolho (455 kg) e batata doce (382 kg). Mas, na lista dos mais procurados está o queijo, pinhão, banana, alface e ovos.
O produtor Rodrigo Junior Paczkowski, mora no Morro Grande, Distrito de Guairacá e sempre vende seus produtos nos modelos tradicionais de feira. Mas pela pausa nas aglomerações, devido ao coronavírus, Rodrigo decidiu aderir ao site. “Pelo site eu vendo repolho, couve-flor, brócolis, cinco tipos de alface, batata-doce, batata-salsa, pimentão, milho verde, beterraba, entre outros produtos. Para nós, produtores, o site é uma alternativa a mais para comercialização, e para o cliente é a solução ideal em tempos de pandemia”.
A consumidora Bruna Maria Porto, que comprava na feira Santana, também resolveu aderir as compras on. Ela sempre compartilha em suas redes sociais, incentivando mais pessoas a comprarem dos produtores locais. “Devemos dar atenção aos pequenos produtores, comprando nas feiras ou no site, fazendo com que esse mercado cresça cada vez mais em nossa região”.
Até o momento, as vendas pelo site alcançaram mais de R$ 40 mil em renda total para as famílias que forneceram produtos neste primeiro mês. A intenção é reunir todos os agricultores familiares, respeitando a individualidade de cada um.
Se você ainda não visitou o site ou comprou produtos das feiras de Guarapuava, conheça a produção.