Só uma intervenção do Estado pode ‘salvar’ o Novo Hospital Santa Tereza. Esta é a conclusão da nova diretoria da instituição. Trabalhando em Guarapuava desde a última terça (25), a equipe passou a ser comandada por Creagair Aparecida de Oliveira. Já o diretor do NHT é o empresário André Kloster. Ele tem na vice-presidência, a esposa Ana Carolina Kloster.
As horas estão sendo poucas durante o dia para a nova gestão. A cada estudo que é feito os problemas financeiros se agravam. A dívida ultrapassa R$ 122 milhões. De acordo com a nova gestão, a situação agravou-se ao ponto de até o meio da tarde desta quinta (27), ter sido grande a possibilidade de fechar o Pronto Socorro. Entretanto, segundo a diretoria, a equipe trabalhou e conseguiu contornar a situação, por hora. No entanto, os problemas são muito graves e se acentuaram nos últimos tempos.
“Desde o início da transição, buscamos e estamos tentando o apoio e intervenção do governo do estado, com o objetivo de estabelecer um trabalho conjunto e coordenado. A nossa prioridade é a continuidade dos serviços, o atendimento à população e a manutenção dos postos de trabalho. Além disso, esse esforço conjunto visa a retomada da prestação de um serviço de qualidade que atenda às necessidades da nossa comunidade”.
MARCO TEMPORAL
Para isso, um ‘marco temporal’ administrativo e contábil vai permitir uma gestão mais eficiente, transparente e responsável. O que vai garantir a devida prestação de contas e controle dos recursos para um funcionamento sustentável da instituição, conforme assegura a nova gestão. O Conselho Administrativo e Deliberativo está sob o comando do casal de empresários Ana Carolina e André Kloster. Já o responsável pela Diretoria de Planejamento é Marlon Malassa.
Em comunicado interno entregue aos colaboradores nesta quinta (27), a nova gestão disse que “neste momento delicado”, o Novo Hospital Santa Tereza reforça o compromisso com todos os colaboradores, pacientes e a sociedade em geral.
Estamos empenhados em conduzir o processo de recuperação de forma transparente, responsável e ética. Contamos com o apoio e a compreensão de todos para enfrentarmos juntos esse desafio.
A nova equipe já informou a situação à Secretaria de Estado da Saúde e aguarda um posicionamento. O Portal RSN tentou contato com a Sesa. Porém, sem retorno.
Leia outras notícias no Portal RSN.