22/08/2023



Educação

Sobe posição da Unicesumar no ranking do IGC nacional

imagem-84215

Da redação, com assessoria

A Unicesumar mais uma vez se destaca na avaliação do Ministério da Educação ao classificar-se entre 4% das melhores universidades, faculdades e centros universitário do país no último ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no final do ano passado. Por três anos consecutivos, a instituição manteve o conceito 4 no IGC geral, mas subiu no IGC contínuo, de 3,33 para 3,37, ficando em  113º lugar dentre as 2022 instituições públicas e privadas do país avaliadas e em 5º lugar entre os centros universitários. Os conceitos 4 e 5 representam para as instituições avaliadas um nível de excelência.

O reitor Wilson de Matos Silva ressalta que mesmo sendo uma instituição com apenas 25 anos de história e em pleno processo de expansão, a Unicesumar não perdeu o foco da qualidade, posicionando-se ao lado das instituições mais tradicionais do país.  “Sempre vimos a avaliação de desempenho como necessária e importante para que termos parâmetros dos resultados do nosso trabalho e hoje estamos colhendo os frutos de um grande esforço pela excelência da educação, como transformadora dos homens e da sociedade”, comentou.

Considerado como indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, o Índice Geral de Cursos leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também a nota Capes, que mede o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado). No cálculo do CPC é considerada a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação dos professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.

Para compor o CPC, são utilizadas as notas dos cursos avaliados pelo Enade em várias áreas do conhecimento dos últimos três anos. A Unicesumar teve 37 cursos avaliados no triênio e 35 com CPC (dois ficaram sem este conceito por não terem turmas concluintes), sendo a maioria com nota 4. Nesse período, alguns cursos destacaram-se com o conceito 5 (máximo na escala que vai de 1 a 5), como Biomedicina e Medicina Veterinária, em 2013 e Jornalismo e Ciências Contábeis em 2012. Em nível de Paraná, a Unicesumar é hoje o melhor centro universitário do Estado. 

Na análise do diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcos Antônio da Silva, o conceito é fruto do desempenho dos estudantes e de investimentos da instituição. “O aluno faz uma parte, que é a prova do Enade, mas para isso recebeu conhecimento, pautado nas diretrizes curriculares nacionais. E para que essas diretrizes sejam cumpridas, a Unicesumar oferece infraestrutura de ponta e professores qualificados,” disse ele.

Para o vice-reitor Wilson de Matos Filho, o excelente desempenho é resultante de “diversas políticas de qualidade que desenvolvemos visando à melhoria permanente dos processos  de ensino, avaliação e aprendizagem. Exigimos comprometimento de nossos professores, alunos e de toda nossa equipe, reforçando a ideia de uma educação que faça a diferença em nosso país”.

Sobre a Unicesumar

Há 25 anos atuando no ensino superior, o Centro Universitário Cesumar – Unicesumar  conta com, aproximadamente, 65 mil alunos, distribuídos em Graduação, Pós-graduação Lato e Stricto Sensu, a distância e presencial, 1.500 funcionários e 700 professores.  É reconhecido por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Instituição está presente em todo o Brasil por meio de polos de EAD espalhados de Norte a Sul do País. A Unicesumar oferece 46 cursos de graduação presenciais e 27 à distância, mais de 60 cursos de especialização e quatro mestrados. Possui nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), posicionando-se entre 4% das primeiras instituições do país nesta avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo