22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava Saúde

Sociedade de Cirurgia Plástica emite alerta sobre médicos não especialistas

Alerta foi motivado pelo caso de Mariluci Andretti, internada em estado grave após parada cardiorrespiratória. Sociedade apura denúncia de atuação irregular de médico

Nota é assinada por Lady Canan Jr., presidente da SBCP-PR (Foto: Divulgação)

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Paraná (SBCP-PR) emitiu uma nota oficial neste sábado (16) fazendo um alerta à população sobre a importância de verificar a qualificação e a especialidade de médicos antes de se submeter a qualquer procedimento estético. A manifestação ocorre dois dias após a paciente Mariluci Ribeiro Andretti sofrer uma parada cardiorrespiratória em uma clínica de Guarapuava.

O estado de saúde de Mariluci, que está internada na UTI do Hospital São Vicente, permanece grave. Ela está intubada desde a manhã de quinta (14), quando se preparava para uma mini-lipo na Clínica Mater Dei e teve um “mal-súbito”, de acordo com o médico responsável pelo procedimento, Wagner Moura.

A nota da SBCP-PR, assinada pelo presidente, Dr. Lady Canan Jr., embora não cite nomes, aponta diretamente para o caso ao afirmar que a entidade “recebeu denúncia sobre um médico que atuava de forma irregular como cirurgião plástico na região de Guarapuava”. O comunicado informa que o caso está sendo “cuidadosamente apurado em colaboração com os órgãos competentes”.

A suspeita sobre a especialidade do médico responsável já havia sido levantada na matéria do Portal RSN de ontem (15). Na ocasião, o profissional não esclareceu se possuía o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em cirurgia plástica.

Leia a nota da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Paraná na íntegra:

NOTA OFICIAL

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Paraná (SBCP-PR) reforça à população a importância de verificar a habilitação de médicos antes de qualquer procedimento estético ou reparador. Conferir o registro e a especialidade do profissional é um passo fundamental para reduzir riscos e preservar a segurança do paciente.

Recentemente, a entidade recebeu denúncia sobre um médico que atuava de forma irregular como cirurgião plástico na região de Guarapuava. O caso está sendo cuidadosamente apurado em colaboração com os órgãos competentes, como parte do trabalho de supervisão e fiscalização promovido pela SBCP-PR.

Orientamos que pacientes consultem o portal da SBCP para confirmar se o profissional possui registro ativo e Registro de Qualificação de Especialista (RQE). A entidade também disponibiliza canais de atendimento para esclarecimentos sobre habilitação de médicos e orientações sobre procedimentos de cirurgia plástica.

Nossos votos de solidariedade com a família e amigos e reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a fiscalização e a orientação à população.

Dr. Lady Canan Jr.
Presidente da SBCP-PR

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.