Uma área de cinco alqueires à beira da BR-277 está reservada para o novo Parque de Exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava. Uma parceria entre a Sociedade Rural e a administração municipal começa a formatar a nova sede do agronegócio. De acordo com o presidente da SRG, Claudio Azevedo uma reunião com o prefeito Celso Góes (CDN) surpreendeu os empresários rurais.
“Fomos em busca de coisa pequena e saímos de lá [Prefeitura] com um projeto enorme”. Conforme Azevedo, a intenção inicial seria uma tentativa de ajuste para a continuidade da ocupação do espaço do Parque. Conforme Azevedo, a área pertence ao Município e o comodato acaba em 31 de dezembro deste ano. “A Sociedade Rural administra o espaço há 20 anos. Lá promovemos eventos o ano inteiro”.
Porém, a preocupação de Azevedo também tinha posições políticas como ‘pano de fundo’. É que nas últimas eleições a prefeito, o agronegócio teve uma posição contrária ao então candidato Celso Góes. A opção caiu sobre o ex-prefeito Vitor Hugo Burko (DEM) mas Góes venceu a eleição. Entretanto, a acolhida à comitiva da Sociedade Rural no gabinete, mereceu o destaque de Claudio Azevedo. Ele estava acompanhado por Thiago Pfann, que concorreu a vice na chapa liderada por Burko. Fábio Peterlini também o acompanhou. Junto com Góes estavam o vice-prefeito e o secretário de obras, Samuel Ribas e os secretários Daniel Frahm (Executiva) e Paulo Dirceu (Planejamento e Urbanismo).
Tivemos uma surpresa muito grande. Conversamos muito e surgiu a parceria inesperada. Vamos fazer os projetos e juntos vamos em busca de recursos para a obra do parque.
Conforme Celso Góes, os recursos serão buscados em Brasília e em Curitiba.
Juntos, vamos atrás de emendas parlamentares. Vamos nos governos federal e estadual. Assumimos esse compromisso e queremos construir o parque na nossa gestão.
LACERDA WERNECK
A necessidade da transferência do Parque de Exposições Lacerda Werneck para outro espaço é antiga. Localizado perto do conjunto residencial Pérola D’Oeste, Centro de Guarapuava, o parque sedia eventos com grande público. É a Feira de Bezerros, a Agropec – que substituiu a Expogua -, os leilões mensais e as provas credenciadora para o Freio de Ouro, do Cavalo Crioulo.
Entretanto, as informações de que a área em frente ao Parque será destinada a prédios públicos preocupou a Sociedade Rural. Ali a intenção é construir a Delegacia Cidadã, a Delegacia da Mulher e o prédio do Ministério Público. Conforme Claudio Azevedo, o agronegócio precisa de um espaço próprio. “O Núcleo de Bezerros cedeu o terreno e em gestões anteriores já reivindicamos a parceria para a obra. Mas agora conseguimos”.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Paulo Dirceu Rosa, a conversa com a Sociedade Rural evoluiu. “O presidente [Claudio Azevedo] esteve aqui hoje (14) e vamos orientá-lo sobre tudo o que os projetos devem contemplar. Depois de prontos, vamos atrás dos recursos”.
Leia outras notícias no Portal RSN.