22/08/2023

Soldado da PM cria blog para incentivar gosto pela leitura nos jovens

Denis Santos é conhecido como o “policial escritor”

denis santos

“Busco ainda que as palavras lidas não sejam somente mais um texto qualquer”, afirma Denis (Foto: arquivo/RSN)

O soldado da PM Denis Aparecido dos Santos, lotado no 16° Batalhão de Polícia Militar de Guarapuava, atualmente prestando serviço na PIG (Penitenciária Industrial de Guarapuava), é um exemplo de determinação pela busca de dias melhores para os jovens. No início de 2017, ele criou o blog www.blogdodenissantos.webnode.com, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura nos jovens. “Devido ao grande número de jovens e adultos perdidos no mundo, que muitas das vezes se envolvem com a criminalidade muito cedo, eu tento, em forma de poesias e contos policiais de ficção, orientar o que realmente é a vida nua e crua da sociedade, longe da ilusão que a televisão prega, muita das vezes”, explica o policial escritor.

“Busco ainda que as palavras lidas não sejam somente mais um texto qualquer e sim (aos poucos) fazer com que esses jovens e adultos se interessem e caminhem para o universo dos grandes mestres literários, como Machado de Assis, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Ernest Hermingway, Willian Faulkner, Virginia Woolf. E, assim, iniciar o gosto para a leitura, para que possam mudar seus pensamentos, como, consecutivamente, suas vidas e, futuramente, quem sabe, surgir um novo escritor”, enfatiza Denis.

O soldado Denis lembra que, desde quando começou a escrever, nunca esqueceu sua função pertencente à Corporação Militar do Paraná e, principalmente, de cristão. Ele é frequentador da Igreja Presbiteriana Bonsucesso, de Guarapuava.

“A intenção é fazer com que o Blog cresça e que continue a fomentar o gosto pela leitura, a prática da cidadania e aumentar os seguidores, onde, qualquer policial, seja oficial ou praça (ativa ou RR), também possam usar a plataforma, escrevendo suas experiências e de forma poética, imortalizar seus momentos de alegrias e tristezas”, concluiu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.