22/08/2023


Geral Guarapuava

Solenidade dos 70 anos da SEED foi marcada por recordações, em Guarapuava

imagem-144178

Da Redação

Guarapuava – As lembranças tiveram lugar especial durante a solenidade comemorativa aos aniversários da Secretaria de Estado da Educação, Núcleo Regional de Educação de Guarapuava e Usina do Conhecimento.

O extinto exame de admissão, as carteiras de madeira com tinteiros, os guarda-pós brancos, as saias plissadas, os lanches à base de pão com banha, brincadeiras como pega-pega, rodas, biblioquê e pular corda, permearam depoimentos de pessoas – hoje professores – espalhadas pelo Paraná afora. São imagens registradas em vídeos que farão parte do acervo histórico da SEED, e que resgatam parte da memória da educação paranaense.  

Foi nesse clima de recordações que a solenidade realizada em Guarapuava, nessa terça (17), reuniu centenas de professores, diretores, prefeitos da região, os secretários de Estado, Ana Seres (Educação) e Artagão Júnior (Justiça, Trabalho e Direitos Humanos), além de outras autoridades. O prefeito de Turvo, Jeronimo Gadens do Rosário (foto acima) foi à mesa representando os demais gestores da região. “Eu estudei em escola pública, no Colégio Edite, em Turvo, e sei da importância da educação na vida das pessoas”, reconheceu o prefeito. “Temos feito um trabalho muito bom na educação em parceria com a SEED, que tem nos dado o apoio necessário”, afirmou.

Ana Seres destacou que as celebrações dos 70 anos da pasta envolveram toda a educação pública no Estado: estudantes, professores, pedagogos, diretores, funcionários. “Durante as comemorações dos 70 anos da Secretaria vivenciamos momentos com alunos, professores, núcleos de educação, com a presença do governador Beto Richa e de ex-secretários. Com isso conseguimos atingir a totalidade da educação pública do Estado do Paraná”, disse a secretária.

Artagão Júnior lembrou que grandes desafios marcaram a trajetória da Secretaria da Educação nestes 70 anos. “O maior deles tem sido a democratização do ensino”, observou.

Entre pronunciamentos e históricos, a música inundou o local com o talento da Orquestra de Câmara de Guarapuava, Coral Unicanto (Unicentro) e Coral Municipal. O ponto alto da tarde foi marcado por mais lembranças. Os primeiros inspetores de ensino foram homenageados. Dos três, apenas Eduardo Tavares de Oliveira estava presente. Alípio Alves do Nascimento e Acir Loures Pacheco, ambos já falecidos, foram representados por familiares.

Também não faltou a homenagem aos nove ex-chefes do Núcleo Regional de Guarapuava, que compõem a galeria exposta na sede do NRE, na cidade.

Para o atual chefe, professor Marlon Pires, agradecimento é a palavra que resume as ações realizadas pela regional em parceria com o Estado.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo