22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Solenidade magna comemora 172 anos da Loja Maçônica Philantropia

Solenidade vai começar às 19h com participação da professora Elizabeth Quevedo que vai contar um pouco da história da maçonaria em Guarapuava

philantropia

Solenidade vai começar às 19h com participação da professora Elizabeth Quevedo que vai contar um pouco da história da maçonaria em Guarapuava (Foto: Divulgação)

A partir das 19h desta segunda (28) a Loja Maçônica Philantropia Guarapuavana recebe maçons e convidados para uma solenidade magna. Trata-se da cerimônia alusiva aos 172 anos da Loja em Guarapuava. Para contar um pouca da história e da influência da Philantropia no desenvolvimento do município, a professora Elizabeth Quevedo fala sobre o tema.

De acordo com a palestrante, desde 1851 a Loja Philantropia contribuiu significativa e historicamente com a evolução e o progresso de Guarapuava e da Região Centro-Oeste do Paraná. “Por isso, não se pode conhecer nossa história e nossa cultura, em sua totalidade, sem conhecermos como essa Instituição Maçônica marcou ativamente sua influência na vida econômica, política, cultural e social de Guarapuava”.

Na área cultural, os maçons contribuíram para a fundação do extinto Teatro Santo Antonio. A criação do primeiro jornal de Guarapuava. O Guayra foi um semanário, fundado por Luiz Daniel Cleve, em 1893. Conforme outros dados históricos citados por Elizabeth Quevedo, a fundação do Clube Guaíra, entidade que reunia a chamada alta sociedade guarapuavana também teve as mãos da Maçonaria. Estes, todavia, não são os únicos feitos. Até os dias de hoje, a irmandade contribui, principalmente, com as questões filantrópicas.

FILANTROPIA

Tendo na essência da Irmandade o cunho filantrópico, a implantação do primeiro sistema de água encanada no Hospital São Vicente também leva a assinatura dessa Loja Maçônica. No entanto, a participação dos maçons da Philantropia também tem marcas na saúde, educação, economia, política. Surgem nomes como Luiz Alberto Bianco, Mario Rotuno, Guisepe Martinelli, Manoel Luis Brum, entre outros. Hoje já são seis lojas maçônicas, além das ordens paramaçônicas DeMolay, Escudeiros e Filhas de Jó.

Localizada na rua Presidente Getúlio Vargas, 1086, Centro da cidade, a Loja é uma das mais antigas do Paraná. De acordo com a história a Maçonaria surge no Paraná pouco tempo após a proclamação da Independência do Brasil. A primeira, fundada em 23 de março de 1837, foi fundada em Paranaguá, a Loja União Paranaguense. As outras duas pioneiras foram: Loja Fraternidade Coritibana, fundada em Curitiba, em 1 de abril de 1845 e Loja Conciliação Morreteana, fundada em 15 de junho de 1847. Em 1851 foi fundada a Loja Philantrophia Guarapuavana, em Guarapuava, Oficina Maçônica que já completou o sesquicentenário e constitui-se na única Loja com esta idade funcionando atualmente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.