Taís Nichelle
O pinhão é um dos maiores símbolos paranaenses. Não só pelo fato de ser semente do fruto da Araucária, um pinheiro encontrado em abundância no Estado, mas também pelo sabor inigualável que possui. A pinha estoura apenas no final do outono, início do inverno, o que resultou em um casamento bem sucedido, vivido por muita menina e muito piá: o inverno e o pinhão.
Normalmente, é consumido cozido, ou sapecado na chapa, mas às vezes, o pinhão sai de cena com seu monólogo, para fazer sucesso com outros ingredientes na panela, como é o caso da sopa de pinhão. O prato típico está fazendo sucesso em Guarapuava. Alguns restaurantes já estão incluindo a sopa de pinhão no cardápio.
Segundo Ana Luiza Pucci de Mattos, chef de cozinha e proprietária do Belenzinho Gastrobar, o prato é uma novidade no restaurante. "A ideia surgiu este ano. A sopa de pinhão é um diferencial da nossa região, temos que aproveitar os ingredientes únicos e preparar pratos diferenciados”, diz ela. De acordo com a chef, o prato desperta a curiosidade dos clientes. "Muitas pessoas pedem para provar e acabam repetindo, outras não gostam, mas no geral, tem feito sucesso”.
Ficou curioso para experimentar a sopa? O professor do curso de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá, Renato Gabriel de Lima, ensina a receita.
Sopa de pinhão
1 xícara de pinhão crú
3 xícaras de pinhão cozido picado
300 g de músculo cortado em cubos
200 g de bacon
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 litro de caldo de carne (pode utilizar 2 cubos de caldo de carne)
Sal a gosto
MODO DE PREPARO
Frite o bacon, quando estiver bem dourado, junte a cebola e o alho picado. Junte a carne com o cubo de caldo de bacon, com sal a gosto e deixe dourar. Quando a carne estiver bem dourada, junte parte do caldo de carne e o pinhão cozido picado, e deixe cozinhar por 15 minutos em panela de pressão. Bata no liquidificador o pinhão crú com um pouco do caldo de carne e junte na panela e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos. Acrescente água e sal se achar necessário.