22/08/2023
Cotidiano Paraná

Sorvete de tilápia criado por doutoranda do PR ganha prêmio internacional

O sorvete era uma forma de ajudar a filha com câncer, pois diminui os efeitos colaterais da quimioterapia. A sobremesa não tem gosto de peixe

a-1

O sorvete era uma forma de ajudar a filha com câncer, pois diminui os efeitos colaterais da quimioterapia. A sobremesa não tem gosto de peixe (Foto: UNIOESTE)

Chocolate, morango, creme, flocos, uva, limão e tantos outros sabores de sorvete são possíveis de encontrar á venda. Mas tilápia, ainda é uma novidade. Por outro lado, para a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Ana Maria da Silva, o sabor é muito familiar.

Ana representou o sorvete de tilápia à instituição no Seafood Show Latin America. Este é o principal encontro da cadeia produtiva do pescado na América Latina, em São Paulo. Assim, o sorvete com proteínas hidrolizadas de tilápia, fruto dos estudos da doutoranda, conquistou o terceiro lugar na Maratona de Inovação do Pescado no AgriFutura.

De acordo com Ana Maria, do Câmpus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, a recepção na competição de startups, representando a universidade, se mostrou muito gratificante.

É um reconhecimento pelo trabalho maravilhoso do nosso grupo de pesquisa e de professores da universidade. É fruto do trabalho dos professores Aldi Feiden, Altevir Signor, Wilson Boscolo e Armin Feiden. Estamos muito felizes e fechando com chave de ouro o nosso trabalho da tese de doutorado.

HISTÓRIA POR TRÁS DO SABOR

O sorvete de peixe desenvolvido por ela surgiu uma forma de ajudar a filha que enfrentava um câncer. Isso porque a sobremesa minimizava os efeitos colaterais da quimioterapia, como feridas na boca, úlceras, enjoos e alteração no paladar.

Desse modo, o produto desenvolvido por Ana Maria é recomendado no cardápio alimentício de pessoas que enfrentam a doença, pois agrega proteína num alimento de fácil consumo e que não tem gosto de peixe.

Usando biotecnologia ela conseguiu transformar a carne da tilápia em uma pasta líquida, para inseri-la no sorvete e deixá-lo mais proteico. No entanto, o sorvete com hidrolisado de tilápia ainda está em fase de desenvolvimento e a pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade nutricional e a qualidade do produto. Além dele, outros produtos desenvolvidos por Ana Maria também estavam em apresentação no stand “By Fish Consultoria”, como os enlatados de tilápia, pacu e rã.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo