22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Startups e Recrutamento: Oportunidades para Guarapuava no cenário tecnológico

O desafio de recrutar e reter talentos qualificados se intensifica, especialmente em um mercado competitivo onde os profissionais buscam mais do que salários

Dr. Patrick Luan Almeida (Foto: Divulgação)

Guarapuava tem se destacado como um polo emergente de inovação no Paraná. São 67 ambientes promotores de inovação e um ecossistema de 25 startups formais, 23 potenciais e 31 novas ideias em desenvolvimento. Os setores de Educação, Saúde, Agro, Construção e Indústria 4.0 despontam como áreas promissoras. No entanto, observa o advogado Patrick Luan Almeida, o desafio de recrutar e reter talentos qualificados se intensifica. “Especialmente em um mercado competitivo onde os profissionais buscam mais do que salários: querem propósito e impacto”.

De acordo com o advogado, a maioria das startups locais é composta por microempresas ou MEI’s, com apenas uma de médio porte, e poucas conseguiram captar investimentos significativos.

Essa realidade exige que as empresas de Guarapuava adotem estratégias inovadoras para competir com os grandes centros urbanos na atração de talentos, como o uso de tecnologias e práticas modernas de recrutamento.

Entre as estratégias destacadas, conforme aponta Patrick Luan Almeida, estão a definição clara de desafios empresariais para atrair profissionais engajados. Assim como, a promoção de uma cultura organizacional alinhada aos valores dos colaboradores. E o uso da inteligência artificial para otimizar processos seletivos e garantir conformidade com a LGPD. “Além disso, entrevistas personalizadas e baseadas em desafios reais podem destacar a capacidade de inovação dos candidatos”.

Do ponto de vista jurídico, startups precisam garantir conformidade com a LGPD e proteger a propriedade intelectual por meio de contratos bem elaborados. Incentivos fiscais, como os do Simples Nacional, e parcerias com universidades locais são oportunidades relevantes para fortalecer o ecossistema local.

Ao investir em tecnologia e no desenvolvimento de talentos locais, as startups de Guarapuava podem contribuir para o crescimento econômico e social da região. Isso reforça o papel da cidade como um futuro polo de inovação e tecnologia no Brasil, destacando-se tanto regional quanto nacionalmente.

Esses esforços conjuntos, aliando tecnologia, estratégia e compliance, têm o potencial de transformar Guarapuava em uma referência no setor de inovação, com impactos duradouros para toda a comunidade.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo