O ex-deputado estadual Jocelito Canto (sem partido) foi condenado por improbidade administrativa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O próprio ex-deputado anunciou a decisão judicial em seu programa de rádio em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e no seu blog oficial. Com a condenação, ele perde os direitos políticos por cinco anos e, portanto, não poderá disputar as eleições municipais de 2012 nem a eleição estadual de 2014. Jocelito afirmou que vai usar o período fora da vida pública para escrever um livro.
O ex-deputado, que não concorreu na eleição do ano passado, anunciou que o que motivou sua condenação foram duas ações que transitaram no STJ. Uma diz respeito ao emprego de um policial militar na prefeitura para a segurança pessoal de Jocelito e a outra ao repasse de recursos públicos ao clube de futebol Operário Ferroviário de Ponta Grossa. As duas ações foram movidas pelo Ministério Público Estadual no período em que Jocelito foi prefeito de Ponta Grossa, na gestão 1997-2000.
A assessoria de imprensa do STJ, no entanto, confirma apenas a ação que investigou o uso do policial militar. A condenação não é passível de recurso. Nessa ação, a decisão do STJ é pela perda dos direitos políticos do ex-deputado por três anos. Jocelito não soube informar detalhes das ações e, no momento, ele está sem advogado. “Nunca houve dolo [intenção de fazer mau uso do dinheiro público] em momento nenhum”, diz o ex-deputado, que acusa ter sofrido perseguição política.
Aposentadoria política
O ex-deputado, que anunciou sua aposentadoria pública em maio do ano passado, disse que vai escrever um livro denunciando a corrupção dos poderes constituídos e que, a partir de agora, não irá oferecer recurso nas ações em que for condenado. Sobre a inelegibilidade, Jocelito disse que não estava definida sua candidatura à prefeitura de Ponta Grossa em 2012. Atualmente, ele é radialista no município. “Vou continuar na rádio. Não vou abandonar o povo porque o povo não me abandona”, afirma.
G1