22/08/2023
Em Alta Política Região

STJ revoga prisão preventiva e determina soltura do prefeito de Mato Rico

Ministro considerou decisão anterior ilegal e precipitada. Edelir Ribeiro deve deixar o Complexo Médico Penal ainda nesta segunda (11)

Edelir Ribeiro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu liminar no Habeas Corpus nº 1.024.335/PR e revogou a prisão preventiva do prefeito de Mato Rico, Edelir de Jesus Ribeiro da Silva (MDB). A decisão determina a imediata expedição do alvará de soltura, mantendo as medidas cautelares anteriormente fixadas.

Edelir teve prisão decretada no dia 25 de julho, após o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) entender que ele havia descumprido restrições impostas pelo STJ ao participar de reuniões políticas e visitar obras no município. O ministro Reynaldo, no entanto, concluiu que tais condutas não configuram o exercício formal do cargo e classificou a nova prisão como “ilegal e precipitada”.

Conforme a decisão, a finalidade da medida cautelar de afastamento do cargo é evitar a repetição de condutas ilícitas no âmbito da administração municipal. E não impedir a participação em atividades políticas que não envolvam poder de decisão ou comando sobre a máquina pública. O ministro também destacou que a prisão preventiva não pode ocorrer de forma automática. Ou seja, sem demonstração de risco concreto ao andamento do processo, e defendeu a adoção de medidas menos gravosas.

A defesa, representada pelo advogado Fernando Moura, afirmou em nota que o ministro “reconheceu que nunca houve proibição de participar de reuniões políticas” e reiterou que o prefeito “não cometeu qualquer irregularidade”.

EM LIBERDADE

Edelir se apresentou espontaneamente no último dia 6 e está recolhido no Complexo Médico Penal, em Curitiba. Com a decisão, ele deve ficar em liberdade ainda nesta segunda (11), após a expedição do alvará de soltura.

O prefeito é investigado na Operação Cercados, conduzida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), que apura supostos desvios de recursos públicos e fraudes em licitações envolvendo uma cooperativa criada durante sua gestão. Edelir é réu em oito ações penais e nove ações civis públicas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.