22/08/2023



Geral

Strechar não aceita sugestão da Comissão e Concurso segue normalmente

imagem-31987

• Por Rogério Thomas e Cristina Esteche

O presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Admir Strechar (PMDB), indeferiu a sugestão de suspensão temporária do Concurso Público do Legislativo, proposta pela Comissão de Fiscalização. De acordo com o presidente da Comissão de Fiscalização, Joarez Campos Ribas (foto ao lado), com a decisão de Strechar, o cronograma do Concurso Público segue normalmente. “Apesar de ser Ponto Facultativo pelo dia do Funcionário Público, nós estamos trabalhando normalmente. As inscrições podem ser feitas até o meio-dia e das 13h00 às 17h00. Porém, o pagamento da taxa de inscrição tem que ser feito em horário de expediente bancário”, explicou Joarez.

O despacho de Admir Strechar, indeferindo a sugestão de suspensão da Comissão de Fiscalização, foi feito da cela da cadeia pública onde está preso desde a última terça-feira (25), por ter sido flagrado “rachando” salário com um servidor da Câmara.

A decisão dos integrantes da Comissão que defende a suspensão temporária do concurso foi técnica e apontou para três falhas no edital de abertura do processo seletivo. São elas:

1 – A Comissão recebeu um ofício do Conselho Regional de Administração sugerindo que o cargo de Diretor da Câmara, com salário de R$ 4.000,00, seja ocupado por um profissional de Administração;
2 – O cargo de Assessor de Imprensa deve ser ocupado por um profissional da área de Comunicação e o edital não exige o nível superior e estabelece carga horária superior ao mercado de trabalho e com salário inferior ao piso estadual de jornalistas;
3 – O edital descumpre uma Lei Municipal aprovada recentemente, de autoria do vereador Nelio Gomes da Costa (PSDB), que prevê a isenção da taxa de inscrição para pessoas de baixa renda ou desempregados.

“Muitas pessoas que não têm condições de pagar a taxa de inscrição estão deixando de participar do concurso, por isso a baixa adesão. Nossa sugestão é unânime pela suspensão temporária e com abertura das inscrições novamente quando as falhas estiverem solucionadas”, explica Joarez. “Além disso, é uma questão de bom senso com toda a situação que se criou nos últimos dias e pode pôr em risco a credibilidade do concurso”, diz.

Candidatos procuram estabilidade

Na manhã de hoje 49 pessoas estavam inscritas para concorrer às 15 vagas abertas pela Câmara. Em contato com pessoas interessadas em participar do processo, constatou-se que a estabilidade e o salário são os principais motivos para a participação no concurso. Porém, os interessados são unânimes em afirmar que há dúvidas com relação há credibilidade do processo seletivo.

O aposentado João Bueira (foto manchete), 53 anos, pretende concorrer à vaga de motorista. “Meu objetivo é melhorar minha renda e dar melhores condições de vida para minha família”, explica o aposentado.

O goleiro do C.A.D. Flavio Tadeu Antonio de Araujo, o “Brigadeiro”, retirou a ficha de inscrição para a esposa, que deve concorrer à vaga de Técnico Legislativo. “O salário e a estabilidade são atrativos para ela. Mas vamos analisar até às 15h00 de hoje para ver se ela se inscreve ou não”, afirmou Brigadeiro.

A vendedora Rosemeri Wendler, de 37 anos, estava buscando informações para o cargo de Assessor de Imprensa. Segundo ela, é o cargo ao qual ela se adapta, uma vez que não exige ensino superior. “Nunca trabalhei na área, mas vou me inteirar dos temas para estudo e pesquisar na internet”, disse ela.

 

Fotos: Dalner Palomo

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo