22/08/2023

Suábios preparam a maior festa de imigração estrangeira no PR

imagem-33393

O distrito de Entre Rios já está com a programação alusiva aos 60 anos da colonização suábia em Guarapuava. As comemorações acontecerão entre 4 e 8 de janeiro de 2012.
Promovida pelos descendentes dos suábios do Danúbio, pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira e pela Cooperativa Agrária, a festa está sendo considerada uma das maiores de imigração estrangeira no Paraná.

 

Para recepcionar autoridades nacionais e estrangeiras, além da comunidade guarapuavana e de outros municípios, tudo está sendo preparado. A montagem da estrutura da festa, na Praça Nova Pátria, já foi iniciada no dia 29 de novembro (foto). Serão cerca 4.200 metros quadrados, incluindo palco para grupos musicais e área para o público participar dos bailes.

Música, danças e gastronomia típicas, bailes e a inauguração de um Museu Histórico deverão marcar o início de 2012 no distrito de Entre Rios: os descendentes dos imigrantes suábios do Danúbio recordarão, com quatro dias de festa, os 60 anos da chegada de seus pais e avós à localidade rural que, desde então, viu surgirem cinco comunidades que levaram a um rápido crescimento da agricultura e da população.

A festa celebrará a história dos imigrantes de origem alemã que na década de 50 deixaram a Europa e colonizaram o distrito. Unidos em torno da cooperativa que estabeleceram ao chegar, em 1951, eles construíram uma nova vida em solo brasileiro. Em seis décadas, os pioneiros e as gerações seguintes fizeram seus campos figurarem entre os mais produtivos do país e fundaram indústrias.

Para todos que trabalham direta ou indiretamente na preparação do evento, vários são os motivos para a comemoração: tendo por base uma cooperativa agrícola – a Agrária (fundada em Guarapuava no dia 5 de maio de 1951) –, os suábios, de origem alemã, superaram as dificuldades com o idioma de seu novo país, a falta de infra-estrutura e as várias frustrações de safra, encontrando estabilidade no cultivo de milho, soja, trigo e cevada. Para a ocasião, os organizadores do evento (Coperativa Agrária e Fundação Cultural Suábio-Brasileira) vêm elaborando uma programação que incluirá desde uma exposição alusiva à história até atrações musicais.

No dia 4, a festa começa às 17h, na praça, com um ato ecumênico. Centenas de pessoas, entre pioneiros e descendentes iniciarão as comemorações demonstrando gratidão ao Brasil. Às 18h, no mesmo lugar, acontece a abertura oficial do evento e de uma exposição histórica. Um dos grupos musicais locais, o C-Dur Trio, se apresentará a partir das 19h e, às 20h30, começará o primeiro baile, com a Banda K´necus, de Brochier (RS), e os Original Donauschwaben Musikanten, de Entre Rios.

Numa referência aos tempos passados, um dos pontos da programação que chamará a atenção do público é um desfile de máquinas agrícolas antigas, no dia 5 (15h): tratores das décadas de 50, 60 e 70, dos quais boa parte são relíquias das primeiras famílias de imigrantes, agora restauradas pelos filhos e netos daqueles que colonizaram Entre Rios. Embora a organização ainda não possa confirmar o número de máquinas que participará do desfile, estima-se o total em torno de 40 – ou ainda mais, já que desde o ano passado os agricultores descendentes dos suábios vêm se mobilizando em grupos para localizar e restaurar o maquinário antigo.

 

Também no dia 5, a inauguração do novo prédio do Museu Histórico de Entre Rios (17h), construído pela Agrária, promete se tornar um dos pontos altos do evento: é esperada a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais, dirigentes da Cooperativa, além de cerca de duas mil pessoas, entre descendentes dos suábios e convidados, de Guarapuava e de diversas regiões do Brasil e do exterior.

 

Após a inauguração, o museu poderá ser visitado das 9h às 18h. Num espaço em torno de 2 mil metros quadrados, o público encontrará um acervo de centenas de objetos e fotos refletindo os 60 anos da presença suábia em Entre Rios, dos primeiros tempos aos dias atuais.

 

Rememorando a trajetória dos imigrantes, está prevista uma homenagem aos pioneiros, no dia 7 (15h). Serão lembrados os suábios que, após vários anos em abrigos para refugiados de guerra na Áustria, chegaram ao Brasil entre junho de 1951 e fevereiro de 1952 para reconstruir suas vidas num novo país.

 

No dia 6, um dos destaques será o programa cultural “Pátria, um olhar para a história” (19h). No espaço da festa, nos dias 7 e 8, entre vários grupos musicais, o público contará com a animação do conjunto “Schürzenjäger”, da Áustria.

 

Também na Praça Nova Pátria, durante todo o evento, outra atração deverá fazer a alegria de centenas de pessoas: barraquinhas com comidas que se tornaram típicas entre os suábios, como o famoso Gulasch (carne com batatas) e o Schnitzel (filé de carne suína).

Fonte – Site da Cooperativa Agrária

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.