22/08/2023

Subsídio: o interior também cobra

O governador Beto Richa gerou um problema que ele mesmo terá para resolver. Ao anunciar um subsídio de R$ 24 milhões para Curitiba e região Metropolitana para  ‘’congelar’’ o preço da tarifa dos ônibus até maio de 2013,  fez com que prefeito das cidades do interior cobrem o mesmo direito. A reação fez com que o governador anunciasse, na tarde de ontem, segunda-feira (14)  que o estado vai subsidiar o transporte público nas principais cidades do Paraná. Richa, porém, avisou que o auxílio financeiro ao sistema de ônibus dos municípios do interior,  não será fácil, mas deve ocorrer no segundo semestre deste ano. A concessão desse subsídio ainda encontra-se em estudos na Secretaria de Estado da Fazenda, cujo titular Luiz Carlos Hauly está em férias. Ainda não há nenhuma informação de como esse auxílio será concedido. As opçõe seriam: isentar totalmente o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) – uma medida difícil já que requer uma lei específica para isso, além de aumentar o lucro das concessionárias – ou reduzir a alíquota.

Bem, essa é uma questão para o Governo resolver e fazer valer a palavra empenhada pelo governador, sob a possibilidade de ter ônus negativo nas eleições de 2014, caso o benefício não chegue ao interior do Estado.

Prefeitos de municípios de médio e grande porte já cobram o subsídio do governador: além de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Ponta Grossa  e Cascavel estão na lista.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo