22/08/2023



Guarapuava Saúde

Substituição de secretária da Saúde foi solicitada por vereadores

Declaração foi dada pelo vereador Pedro Moraes em entrevista recente

câmara 2

A substituição da ex-secretária municipal de Saúde, Renata Araújo, foi uma exigência de vereadores através de um abaixo-assinado entregue ao prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS). A revelação foi feita pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, o ex-líder estudantil, Pedro Moraes. As informações foram dadas por ele ao repórter Tonico de Oliveira. No lugar de Renata, quem assumiu foi o então secretário-executivo, e ex-secretário de Esportes e Recreação, o bioquímico Celso Góes. Na época da substituição, em nota oficial, porém, a Secretaria Municipal de Comunicação do município divulgou que Renata pediu exoneração por motivos pessoais.

Pedro é o responsável também por um relatório elaborado pela comissão, que tem como integrantes as vereadores Maria José Mandu Ribas (PSDB) e Terezinha Daiprai (PT), a partir de visitas feitas no complexo municipal de saúde. O dossiê foi entregue ao secretário Celso e aponta, segundo a Comissão, um grave problema de gestão. Falta de medicamentos nas unidades de saúde, condições precárias do laboratório, falta de manutenção na própria sede física da Secretaria e na Unidade de Atendimento do Pérola do Oeste, ambulâncias sem condições uso, atendimento inadequado nos postos, entre outros pontos deficitários constam no dossiê entregue a Celso Góes.

“Muitos dos problemas apontados já foram sanados. Como pedi 60 dias para resolver, as coisas estão sendo feitas”, disse Góes ao Portal RSN, na tarde desta quarta (8). Segundo o novo secretário, muito dos problemas são pontuais e estão sendo solucionados.

EM 15 DIAS, NOVO SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO

A implantação de uma nova política administrativa na  Secretaria Municipal de Saúde, segundo Celso Góes, passou a priorizar o atendimento à atenção básica, que é dever do município. A Unidade Básica de Saúde (UBS), que é o que conhecíamos como posto de saúde, é o local onde as pessoas devem, preferencialmente, buscar atendimento como consultas médicas com clínico geral, pequenas urgências, vacinas, curativos e serviços similares. Nesses postos de saúde, é possível resolver cerca de 80% dos problemas que levam uma pessoa a procurar um serviço de saúde. E é por isso que é chamada de “porta de entrada” do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira ação de Celso Góes foi a criação de um novo sistema de administração, que passou a ser o responsável pela gestão de contratos, contabilidade e financeiro, licitações, e outros, que anteriormente estavam centralizados na prefeitura.

Celso Góes (Foto: Divulgação)

“Com essa nova metodologia, no próximo dia 16 será realizado o primeiro pregão para a compra de medicamentos”.

AMBULÂNCIAS

Das oito ambulâncias que estavam paradas por falta de manutenção, sete já estão rodando e outra está sendo recuperada.

“Já demos o start para a licitação visando a compra de mais oito ambulâncias. A Caixa já autorizou a construção da nova sede do ambulatório de curativos, ali na Rua Guaíra, perto do CREA e também, estamos fazendo o projeto para a construção do Centro do Idoso, que foi promessa de campanha do prefeito Cesar Filho”.

Outro anúncio feito por Celso Góes ao Portal RSN é a substituição de diretores das 37 unidades de saúde de Guarapuava, com posse na manhã desta quarta (9). Também foram empossados os oito diretores dos departamentos da Secretaria. O diretor médico e de urgência e emergência é Jonilson Pires.

SOCORRO AO INSTITUTO VIRMOND

Outro projeto que está sendo formatado com reuniões diárias é o apoio que será dado ao Instituto Virmond com repasse financeiro que será  mensal e destinado à compra de medicamentos e de material hospitalar.

“O prefeito Cesar Silvestri Filho tem a sensibilidade de não permitir que um dos hospitais da cidade feche para falta de recursos”, observa.

Segundo o secretário, uma das possibilidades é que os serviços, principalmente, de ortopedia passem a ser executados no Instituto em vez de pacientes terem que buscar tratamento em outros centros. A contrário da ausência do secretário e de diretores, agora todos os departamentos prestam atendimento sem qualquer distinção.

“Trabalhamos com as portas abertas e vamos resolver os problemas da saúde municipal”, assegura.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo