22/08/2023



Esportes Guarapuava

Superação e determinação marcam as conquistas da atleta Elaine Rocco

A atleta adaptativa venceu a competição de CrossFit Open na América do Sul e ficou em 7° lugar no mundial, classificando-se para a semifinal

Atleta Adaptativa

WhatsApp Image 2022-03-15 at 16.11.15

Atleta Adaptativa

A atleta busca novas vitórias (Foto: Arquivo Pessoal/Elaine Rocco)

Todos os dias surgem histórias de pessoas capazes de superar barreiras que pareciam insuperáveis. E o esporte é onde muitas delas se encontram e conseguem ultrapassar os limites preestabelecidos. Afinal, não há hoje, um perfil fixo para a prática esportiva e para tornar-se campeão. Basta incentivo, determinação e superação.

A atleta adaptativa Elaine Rocco é a prova vitoriosa de que o esforço pode quebrar barreiras. Mesmo com limitações, ela entrou para o CrossFit com o objetivo de superar e enfrentar os desafios. Assim, ela alcançou as metas almejadas e foi além, tornando-se campeã.

Nasci com deficiência nas mãos e por muito tempo pensei que isso seria um obstáculo, e realmente foi. Mas hoje, tenho o meu lugar no CrossFit como atleta adaptativa de membro superior e alcancei lugares que jamais tinha imaginado no esporte.

Atleta Adaptativa

(Foto: Arquivo Pessoal/Elaine Rocco)

No CrossFit o atleta atinge altos níveis de condicionamento físico com exercícios variados e de elevada intensidade. Também há diversas competições para os praticantes do esporte. Uma delas é o Open, uma competição on-line da CrossFit. Conforme a atleta, o Open é a primeira fase antes de ir para o maior campeonato do mundo que é o CrossFit Games.

Em seguida ocorrem as quartas de final, “onde os melhores atletas do mundo competem em uma qualificação para avançar para as semifinais”. Assim, essa é a última etapa antes de chegar ao Games que dá o título para os atletas mais aptos da terra em cada categoria, chamados de “Fittest On Earth“.

Elaine Rocco tornou-se campeã na América do Sul da categoria de atleta adaptativa e ficou em 7º lugar no mundo. Com esse resultado ela classificou-se para a semifinal que ocorre em junho e busca uma vaga na maior competição. “Eu sabia que esse ano seria extremamente difícil, mas eu estava disposta a pagar o preço”.

O CrossFit Open já era algo que estava nos meus planos de 2022. Foram três semanas de desafio pessoal, fiz e refiz as provas sempre buscando dar o meu melhor. Como esperado, foram momentos de dor e de manter a mente forte, mas o trabalho duro compensa.

Neste campeonato praticantes e atletas de todo o mundo competem durante três semanas. Dessa forma, eles fazem e refazem as provas para enviar o melhor resultado para a competição. De acordo com Elaine, como a prova é on-line, há a necessidade de gravar a prova toda, mostrando que seguiu todas as regras.

Atleta Adaptativa

(Foto: Arquivo Pessoal/Elaine Rocco)

SUPERAÇÃO

Mesmo com os títulos, para Elaine, o maior prêmio continua sendo a superação. “Mas a maior conquista é ver onde eu cheguei, o quanto eu aprendi e o quanto eu ainda tenho para buscar”. Além disso, ela tem consciência de que teve apoio de diversas pessoas, principalmente no Box onde ela treina.

Além dos companheiros do esporte, ela afirma que algo muito importante foi que os professores acreditaram nela. “Não importa se você é deficiente ou não, se você acreditar no seu potencial, você pode alcançar lugares que sempre sonhou”. Dessa forma, ela segue em busca de melhorar a cada dia.

A vontade de ser atleta sempre foi muito forte dentro de mim, sempre busquei aprender sobre o esporte, fazer um pouquinho a mais e jamais desistir. Deus me deu o caminho e eu lutei para chegar onde eu sempre quis. Mas ainda tenho uma jornada longa a percorrer e a única coisa que eu sei é que sozinha eu não teria chegado a lugar algum.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo