A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) divulgou uma pesquisa, nesta terça feira (06), que projeta crescimento nas vendas de 3,5% no setor de supermercados em decorrência da venda de chocolates da Páscoa. No ano passado, o setor havia crescido 2,99% em comparação ao mesmo mês de 2016.
A pesquisa, que foi realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), apontou que 50% dos supermercadistas preveem vendas iguais às de 2017 e 32,9% esperam vendas superiores. Ainda de acordo com a entidade, na Páscoa passada apenas 12,1% dos comerciantes estimavam vendas maiores. O estudo destaca ainda que outros produtos como cervejas, azeites e peixes em geral também deverão fazer parte das compras.
As projeções otimistas decorrem, principalmente, da retomada gradual do consumo das famílias, motivadas pela confiança em relação ao emprego e pelo acesso ao crédito, que voltou a ser facilitado.
MERCADO DE TRABALHO
Outro ponto analisado foi o crescimento do mercado de trabalho nesta época. A Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) estima que a época estimule a contratação de 50 mil a 55 mil funcionários.
O estado do Paraná deve contratar em torno de 3 mil colaboradores especificamente para atender às demandas de Páscoa.