O Ginásio Joaquim Prestes foi o espaço de concentração de mais de 130 judocas de academias de Guarapuava, Pinhão e Bituruna que se reuniram para fazer um supertreino. Os atletas aproveitaram o feriado prolongado de carnaval, no último dia 5, para o encontro.
“O ponto alto deste treinamento é colocar os atletas lutando com o maior número possível de adversários, conhecendo e vivenciando várias escolas e estilos. Geralmente treinamos muito tempo em nossa academia, mas com o tempo acabamos ficando amigos dos nossos oponentes. Aqui o tempero da rivalidade permite que se faça um randori muito parecido com a competição. Neste tipo de situação treina-se mais focado, com maior seriedade, e os resultados aparecem”, explicou Anselmo da Silva, coordenador das Escolinhas de Judô da Secretaria de Esportes e Recreação, da Prefeitura de Guarapuava.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), o supertreino, com duração de quatro horas, reuniu atletas das categorias sub-11, 13, 15, 18, Sênior e Master. A proposta é da Delegacia da Região Centro-Sul de Judô do Paraná, com apoio da Secretaria de Esportes de Guarapuava, para reunir os judocas da região em um treinamento contínuo visando o fortalecimento da modalidade.
“Treinos como esse promovem o intercâmbio entre as academias da região e, por se realizar num local neutro como o Joaquinzão, ele acaba sendo muito produtivo para o desenvolvimento e a manutenção dos atletas. Aqui temos a possibilidade concreta de realizar um randori intenso e competitivo. Precisamos incentivar a regularidade destes encontros”, finalizou o Sensei Milton Roseira Junior, delegado regional da Federação Paranaense de Judô da Região Centro-Sul.