O Partido Liberal (PL) ganha mais um deputado federal. O suplente Itamar Paim (PL), que é pastor evangélico fica com a vaga aberta com a cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos). Teoricamente, a vaga seria do primeiro suplente do ‘Podemos’, Luiz Carlos Hauly. No entanto ele somou menos de 12 mil votos na urnas. Esse número ficou aquém do quociente mínimo previsto pela legislação eleitoral. Já Paim recebeu 47.052 votos, o quádruplo de votos de Hauly. A decisão é do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE).
Deltan Dallagnol anunciou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso porque, em decisão unânime, o ex-procurador da Lava-Jato teve o registro de candidatura dele cassado. Mesmo assim, ele retornou ao gabinete na tarde desta quarta (17) para preparar, conforme fontes brasilienses, uma contraofensiva à essa decisão.
“INVENÇÃO”
O deputado afirmou que a inelegibilidade dele foi “invenção”, em discurso no Salão Verde da Câmara dos Deputados nesta quarta (17). “Inventaram uma inelegibilidade pra mim. O Lula esta em festa, o Eduardo Cunha está em festa. A corrupção está em festa. Eu perdi meu mandato porque combati a corrupção”.
Leia outras notícias no Portal RSN.