A falta de higienização em caminhões da coleta de lixo e nos equipamentos de varrição de rua em Guarapuava é a cobrança feita pelo Sindiurbano.
Assim, um ofício foi encaminhado ao diretor-presidente da empresa, Sandro Valera, incluindo a limpeza também de máquinas e tratores. Além, de outros equipamentos guardados. “A limpeza deve ser feita diariamente ao final da jornada de trabalho”.
De acordo com o Sindiurbano, as péssimas condições de higiene dos veículos e equipamentos da Surg também são objetos de denúncia feita pelo sindicato ao Ministério Público Estadual. Todavia, o sindicato concedeu prazo de 24 horas para que a Surg responda o ofício e comprove o cumprimento das exigências.
“HÁ MESES SEM HIGIENIZAÇÃO”
O sindicato disse que recebeu fotos dos trabalhadores demonstrando as condições dos caminhões da coleta de lixo.
“Além dos problemas mecânicos já conhecidos, a preocupação agora é também com a higienização dos veículos por conta da pandemia de coronavírus que estamos enfrentando”.
De acordo com os trabalhadores, os caminhões não são higienizados há meses e o chorume dos resíduos coletados escorre pelas laterais dos veículos. Conforme Valdir Mestriner, presidente do Sindiurbano, o chorume poder estar contaminado com o coronavírus.
“Isso significa que não somente a vida dos trabalhadores está em risco, mas de toda a população, já que os caminhões rodam pela cidade e espalham o chorume pelas ruas”.
Leia outras notícias no Portal RSN.