Cristina Esteche
Alunos, professores e outros interessados, em breve, vão ter um novo acesso ao campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. Encurtando distância e dando maior fluidez ao trânsito, a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), trabalha na parte estrutural da obra. De acordo com o diretor presidente da Surg, Fernando Damiani, nesta semana estão sendo colocados bueiros celulares para a canalização do Arroio Carro Quebrado.
O novo acesso, segundo Damiani, será pela Rua Capitão Rocha, para quem vai do centro da cidade, dobrando à esquerda na altura a cerca de três quadras antes de chegar na Vila Carli.”Atravessa Saldanha Marinho e cai na Rua Carlita Pupo, ao lado da antiga Perdigão”. Segundo Damiani, nessa rua serão pavimentados 350 metros lineares até o Cedeteg, onde a Unicentro vai construir um portal com guarita. "A pista terá sete metros, com calçadas de um lado e ciclovia de outro, desde a rua Saldanha Marinho".
O acesso atual de entrada ao Cedeteg sera utilizado para serviços. Porém, também poderá ser utilizado por acadêmicos, professores e funcionários. “O comércio local que existe nesse entorno não pode ser desativado”, observa Damiani.