A Secretaria de Saúde de Guarapuava, confirmou na manhã dessa sexta (13), que o primeiro caso suspeito do novo coronavírus foi descartado após a análise do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). De acordo com o secretário de Saúde, Celso Goes, o morador suspeito de ter contraído o Covid-19, é um empresário de aproximadamente 50 anos.
As informações oficiais são que, em viagem ao Estados Unidos, o homem teve contato com italianos. Em decorrência deste encontro, ao chegar ao Brasil ele havia sido identificado com o possível caso da doença, o que foi descartado.
Turvo
Conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nessa quinta (12), Turvo tem o primeiro caso suspeito do novo coronavírus. De acordo com informações do setor epidemiológico do município, uma mulher jovem foi até uma unidade de saúde na segunda (9) apresentando sintomas semelhantes aos da gripe.
Contudo, como é de praxe, a equipe questionou se a mulher teria voltado de viagem internacional nos últimos 14 dias. A resposta foi afirmativa. Ela chegou ao Brasil no último sábado (7) depois de viajar para a Região de Veneto na Itália. Assim, como ela não apresentou sintomas médios ou graves no momento da coleta, a equipe médica orientou que ela ficasse em casa e utilizasse máscaras hospitalares de duas em duas horas.
Lacen
Por fim, ainda segundo o setor epidemiológico de Turvo, a mulher está bem fisicamente e já recebeu prescrição médica. A coleta foi encaminhada o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e o resultado deve ser divulgado nos próximos dias.
As informações oficiais sobre o Covid-19 podem ser acessadas por meio do boletim diário divulgado no site da Secretaria da Saúde. Os dados são compilados todos os dias até as 12h. Após este horário, qualquer nova informação será inserida no próximo boletim.
Leia outras notícias no Portal RSN.