22/08/2023



Geral Guarapuava

Suspeita de fraude em transporte urbano ganha destaque nacional

imagem-116319

Da Redação 

Guarapuava – Reportagem do noticiário da Rede Globo, Bom Dia Brasil desta quinta feira (04), retoma as investigações envolvendo a empresa de transporte coletivo Pérola do Oeste, de Guarapuava.  A matéria veiculada em nível nacional mostrou documentos exclusivos obtidos pelo site G1, expondo um esquema de fraude em licitações para exploração de serviços no setor em pelo menos 19 cidades de sete estados e do Distrito Federal.

A equipe do G1 teve acesso à troca de e-mails e investigações de promotores, cujos documentos mostram o envolvimento da Logitrans, empresa de propriedade do engenheiro Garrone Reck , que era contratada pelas prefeituras para fazer estudos de logística e projeto básico de mobilidade. O filho do engenheiro, Sacha Reck, advogava para empresas interessadas.

Segundo o G1, com apoio de funcionário da prefeitura, Sacha Reck  além de ter acesso antecipado ao edital, ainda assessorava na elaboração do documento.

“Os documentos permitem deduzir que o esquema existe, pelo menos, desde 2007 e favoreceu, principalmente, empresas de duas famílias – Constantino e Gulin”, diz trecho da reportagem.

De acordo com o G1 no suposto esquema em Guarapuava a Logitrans,  oi contratada pela prefeitura para elaborar a licitação para o transporte coletivo e a Turin Engenharia, para fazer a avaliação técnica das propostas. A licitação foi realizada em dezembro de 2009 durante a última gestão do ex-prefeito Fernando Ribas Carli (PP), cujos e-mails trocados entre os suspeitos comprovam a sua  participação no esquema fraudulento. Carli teve um mandado de condução coercitiva expdido em seu desfavor em 29 de julho de 2016, mas não foi localizado – mesmo dia em que Reck foi preso, após investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ele se apresentou espontaneamente dias depois. A defesa de Carli disse ao G1 que "confia na justiça".

A operação do Gaeco foi batizada de Riquixá e investiga fraudes nas licitações de ônibus de Guarapuava, Foz do Iguaçu e Maringá, todas cidades do Paraná.

Segundo o site da Rede Globo, e-mails mostram também que Sacha Reck, advogado da Viação Pérola do Oeste e filho de Garrone Reck, atuou na elaboração do edital para favorecer a empresa e também revisava e redigia a avaliação das propostas, o que estava a cargo da empresa Turin.

A matéria divulgada pela Globo, com base em documentos,  mostra ainda que a Auto Viação Marechal, de propriedade de Délfio José Gulin e Marco Antonio Gulin, participou do processo visando  para dar a “falsa aparência” de que houve concorrência. 

O contrato de concessão tem duração de 15 anos, com faturamento previsto de R$ 180 milhões.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo