22/08/2023
Em Alta Guarapuava Região Segurança

Suspeito por tráfico de drogas morre em confronto com a polícia

Suspeito resistiu à prisão durante operação para desmantelar cartel de drogas envolvendo Guarapuava, Laranjeiras, e outros municípios

Operação policial (Foto: PCPR)

Um suspeito morreu em confronto com a Polícia Militar em Laranjeiras do Sul, na manhã desta quinta (16). O suspeito resistiu à prisão, conforme a Polícia Militar. Ainda não há informações sobre a identidade desse suspeito.

Conforme a Polícia, trata-se de uma operação coordenada pelas polícias Civil e Militar.  As investigações apontaram uma organização criminosa que agia como um cartel de drogas na região Centro-Oeste do Paraná. A operação se utilizou de usaram dois helicópteros, um da PCPR e outro da PMPR, além do apoio da Polícia Penal do Paraná (PPPR)

De acordo com a Operação, estão sendo cumpridos 115 mandados judiciais, sendo 43 de prisão e 72 de busca e apreensão. A ação, deflagrada na manhã de hoje (16) envolve cidades do Paraná e se estende até o Rio Grande do Sul. Entre os alvos da operação, um deles é de Guarapuava. Na região de Guarapuava as investigações atingem, além da cidade, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Laranjal. Na região Oeste, Cascavel; São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; e Estância Velha, no Rio Grande do Sul.

A investigação, conforme o  delegado da PCPR, Denival Barboza Liandro, começou em fevereiro deste ano, após um homicídio em Laranjeiras do Sul. As autoridades descobriram que o grupo criminoso havia criado um monopólio sobre o tráfico de drogas na região, usando de violência, ameaças e outros crimes para manter o controle territorial.

Tal domínio territorial e operacional imposto se desdobrou em uma série de outros delitos, como ameaças, extorsões, homicídios e coações, visando à manutenção do controle sobre o comércio ilícito de drogas.

O delegado disse também que a organização tinha estrutura hierarquizada, comunicação interna controlada e regras rígidas de conduta, características típicas de grupos voltados à prática criminosa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.