A suspensão das linhas de financiamento do Plano Safra 2024/2025 preocupa produtores rurais. A medida do Governo é devido à falta de orçamento e ao aumento da taxa Selic. Sem crédito para custeio, investimento e comercialização, o setor pode ter dificuldades na compra de insumos e no cumprimento de compromissos financeiros.
Em entrevista ao Portal RSN, a advogada Sheila Carminatti explicou que os produtores com financiamentos em andamento e dificuldades para pagar as parcelas podem recorrer à prorrogação da dívida. O Manual de Crédito Rural prevê essa possibilidade para casos de adversidades econômicas ou climáticas.
A prorrogação dos prazos de pagamento é um direito garantido por lei, desde que o produtor comprove a dificuldade financeira e cumpra os requisitos exigidos. Nesses casos, as instituições financeiras são obrigadas a conceder essa prorrogação
Diante da incerteza sobre o Plano Safra, a advogada orienta que os produtores busquem apoio técnico e financeiro. Segundo ela, essa medida é essencial para minimizar os impactos da crise e garantir a sustentabilidade da atividade agropecuária.
Leia mais notícias no Portal RSN.