É notável a diminuição do avanço da covid-19. Apesar disso, os moradores precisam manter os cuidados. Conforme a Secretaria de Saúde de Guarapuava, a taxa de contágio da doença, ou seja o cálculo que aponta o quanto o coronavírus tem se espalhado entre as pessoas, é de 0,47. Neste cenário, cada 100 pessoas com o vírus infectariam outras 47.
De acordo coma a plataforma Loft Sciense o índice do município é menor que o do Estado, que atualmente está em 0,7, o segundo menor do país. Ainda de acordo com as análises da plataforma, o pico da taxa de contaminação no Paraná, desde o início da pandemia, ocorreu em 11 de março de 2021, quando o índice chegou a 1,58.
Já a média brasileira é de 0,88. Ainda conforme as informações, o índice está em queda desde o dia 28 de junho. A menor taxa de contaminação registrada no país, ocorreu em novembro de 2020: 0,68.
De acordo com o infectologista, Alcides Mendes Botelho Filho, o índice ideal é abaixo de 1. Além disso, explicou que a doença não é transmitida apenas pelo ar. “A transmissão também ocorre pela via digestiva, e as pessoas não estão bem ligadas, ainda é uma incógnita. Em 2003, a primeira pandemia, havia transmissão pela rede de esgoto. É preciso acompanhar de perto, pois não estamos numa bolha. Guarapuava é cortada pela BR-277, sempre vai ter pessoas de outras Regiões passando por aqui, então é preciso acompanhar o vírus e também as variantes”.
DIMINUIÇÃO DE CASOS
Um dos reflexos da diminuição do número de casos e mortes é o controle do sistema de Saúde. Em Guarapuava, por exemplo, os leitos UTI covid-19 ficaram com 100% de ocupação durante dias seguidos. Entretanto, conforme as informações, atualmente o índice de ocupação é 73,3%.
Leia outras notícias no Portal RSN.