22/08/2023

Taxa de desocupados do Paraná tem redução em 2017

O Estado ocupa a sexta colocação no âmbito nacional

Hospital Regional em Guarapuava

Dados coletados pela da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD), constatou que o Paraná registrou, no quarto trimestre de 2017, uma taxa de desocupação de 8,3%.  O resultado foi melhor que o registrado no mesmo período de 2016, quando os desocupados eram 8,5%.

O secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior explicou que os números são reflexo de um crescimento econômico do país e usou como exemplo o setor de trabalhadores domésticos, que registrou um aumento de 11%, passando de 309 mil trabalhadores, em 2016, para 343 mil pessoas em 2017.

Além do setor dos trabalhadores domésticos, outro segmento que merece destaque é o trabalhador familiar auxiliar, com uma variação positiva de 9,60%, passando de 125 mil para 137 mil pessoas ocupadas. Entre os 14 setores analisados pela PNAD, 10 apresentaram variação positiva, ou seja, com um aumento no número de contratações.

Com esse resultado o Paraná fica em sexto lugar no ranking nacional, atrás de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio Grande do Sul.

O Paraná registrou também no mesmo período, quarto trimestre de 2017, a quinta maior média salarial do País, com R$ 2.317. A média nacional era de R$ 2.154.

 

(Foto: AEN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.