Guarapuava reduz a taxa de mortalidade infantil. De acordo com anúncio feito pelo secretário de Saúde, Jonilson Pires, em 2021 o índice caiu para 7,35 mortes a cada mil nascidos vivos. Trata-se portanto, segundo o secretário, do menor índice da história do município.
Isso porque em 2019 o coeficiente mostrou 8,96 mortes a cada mil nascidos vivos. Conforme Pires, a redução é um indicador usado como base para avaliar a qualidade da assistência à saúde. “Essa redução aponta que o nosso sistema de saúde como um todo melhorou a sua assistência”.
Na opinião do secretário, isso se deve às políticas públicas de saúde implementadas no município. “Investimos muito na capacitação dos profissionais. Além de aprimorar a rede de atenção básica de saúde garantindo uma gestação de qualidade às guarapuavanas”.
De acordo com o clínico geral Hiagor Silva, Guarapuava tinha uma taxa de mortalidade infantil que se aproximava dos 20 em 2012. Entretanto, com o passar dos anos, segundo o médico, surgiram medidas para a melhoria dos atendimentos. “São os programas Mamãe Guará, Mãe Paranaense e o pré-natal descentralizado. Ou seja, uma rede de cuidado para essa mãe”.
“O ‘Mamãe Guará’ fornece o pré-natal às gestantes também nas unidades básicas de saúde. No pós-parto, os bebês têm os cuidados necessários.
Leia outras notícias no Portal RSN.