22/08/2023
Política

Taxa do lixo: Prazo para Carli responder ao MP acaba hoje (18)

imagem-14412

Guarapuava – O prefeito Fernando Ribas Carli tem até às 18 horas desta quinta-feira (18) para responder ao segundo ofício encaminhado pelo Ministério Público de Guarapuava, solicitando informações sobre o aumento na taxa da coleta de lixo, sob a pena de ser autuado por crime de desobediência.

Esta é a segunda vez que a promotora Biancha Malachine, dos Direitos e Defesa do Consumidor, solicita informações à Prefeitura sobre essa questão. O primeiro pedido foi ignorado pelo prefeito ao não cumprir o prazo de 10 dias dado pelo MP para que Carli se manifestasse a respeito, ainda no início de fevereiro. Como a promotora saiu em férias a Prefeitura teve 30 dias para encaminhar a resposta, mas isso não aconteceu.

No dia  8 de março de 2010 novo prazo de 10 dias foi concedido a partir de segunda solicitação do Ministério Público. "Vamos aguardar a resposta, caso não seja dada vamos encaminhar os ofícios ao Juizado Especial Criminal e vamos continuar reiterando as solicitações. Cada vez que não houver resposta vamos encaminhar ao Juizadopor desobediência", disse a promotora à Rede Sul de Notícias.

Para Biancha Malachine, o principal objetivo da Promotoria é obter as informações da Prefeitura para ver se há ou não inconstitucionalidade do ato. Um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinturas foi entregue ao MP em fevereiro, provocando a intervenção do MP junto à Prefeitura.

O aumento na taxa da coleta do lixo  chega a 750% e, revoltados, muitos contribuintes estão deixando de pagar o tributo.

Matérias relacionadas:

Luta contra taxa do lixo continua em pé. Agora MP cobra Prefeitura

Carli ignora ordem do Ministério Público

Povo se mobiliza contra aumento na taxa do lixo

Abaixo-assinado com 2 mil assinaturas pede que MP investiga aumento abusivo na taxa da coleta do lixo

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo