22/08/2023



Geral Guarapuava

TCE libera retomada das obras em escolas de Guarapuava

imagem-104814

* Da Redação, com assessoria TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) revogou medidas cautelares que mantinham suspensas obras de duas escolas estaduais em Guarapuava (Centro-Sul), executadas pela empresa MI Construtora de Obras Ltda. Por outro lado, os contratos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para a construção de outras sete escolas – com as empresas Valor e Machado Valente – continuam suspensos, para a verificação de indícios de fraude nas medições e pagamentos.

Em relação às duas obras da MI em Guarapuava – os colégios estaduais Leni Marlene Jacob e Pedro Carli -, inspeção in locorealizada por técnicos da Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas do TCE-PR apontou que não houve descompasso significativo entre os serviços executados e os pagamentos feitos à empresa. As diferenças foram de apenas 0,43% e 0,05% do valor global dos contratos. As obras foram paralisadas em setembro deste ano.

"Observando-se que, em sua grande maioria, os serviços medidos guardam correspondência com os serviços executados, entendo incabível a manutenção da cautelar", escreveu o conselheiro Fernando Guimarães, relator dos processos, nos despachos. A revogação das medidas foi homologada pelo Pleno do TCE-PR na sessão de 10 de dezembro. A situação dessas obras continuará sendo monitorada pela Sétima Inspetoria de Controle Externo do Tribunal – unidade atualmente responsável pela fiscalização da Seed.

OUTRAS CONSTRUTORAS

O TCE-PR continua analisando a situação das outras sete escolas em que foram apontados indícios de fraude nas medições, com o pagamento de serviços ainda não executados. Seis são da Valor Construtora e Serviços Ambientais Ltda.; e uma da Machado Valente Engenharia [detalhes no quadro abaixo]. As obras nas escolas são coordenadas pela Superintendência de Desenvolvimento Educacional (Sude) – antiga Fundepar. O trabalho de auditoria nessas obras é comandado pelo conselheiro Ivens Linhares, vice-presidente do Tribunal de Contas e superintendente da 7ª ICE.

ESCOLAS

Obras que continuam com os contratos suspensos pelo TCE-PR

 

Escola

Município

Construtora

Centro Estadual de Educação Profissional de Campo Largo

Campo Largo

Machado Valente Engenharia

Centro Estadual de Educação Profissional Professor Lysímaco Ferreira da Costa

Rio Negro

Valor

Colégio Estadual Tancredo Neves

Coronel Vivida

Valor

Colégio Estadual Willian Madi

Cornélio Procópio

Valor

Colégio Estadual Arcângelo Nandi

Santa Terezinha de Itaipu

Valor

Colégio Estadual Ribeirão Grande

Campina Grande do Sul

Valor

Colégio Estadual do Jardim Paulista

Campina Grande do Sul

Valor

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo