22/08/2023
Saúde

Técnicos de enfermagem voltam a realizar os atendimentos

imagem-14628

Pinhão – No dia 24, um grupo de técnicos de enfermagem que trabalham na Secretaria de Saúde de Pinhão, deixaram de realizar suas tarefas de técnicos e passaram a fazer somente o que é permitido aos agentes de saúde.
O grupo lutava desde o ano passado para ser incluído no Plano de Cargos e Salários. Segundo a técnica Bernadete Caldas, são 17 profissionais na mesma situação. “Somos 17 funcionários, todos efetivos, só que na época não tinha vaga para técnico de enfermagem, então a gente foi contratado como agente de saúde. Acontece que desde 1998, houve uma regularização onde fizemos um curso e passamos a ser técnico de enfermagem, inclusive, eu sou registrada no COREN (Conselho Regional de Enfermagem) como técnica de enfermagem”, explicou ela.
Bernadete explicou também que eles perderam a gratificação salarial que haviam recebido e desde então passaram a receber somente um salário mínimo que é condizente com a função de agente de saúde. “Estamos simplesmente assumindo o nosso concurso de agente de saúde, até porque não estamos recebendo pelo serviço de técnico de enfermagem”, disse.
“Sabemos que a população vai ser atingida, vai ficar sem atendimento, mas não é justo conosco, temos o direito de ser reconhecido, nos aperfeiçoamos para isso”, falou a técnica. Atuando apenas como agente de saúde, os profissionais não podem aplicar vacinas, fazer curativos nem medir pressão. “Estamos em plena campanha de vacinação contra a gripe H1N1, e com certeza muitas pessoas serão prejudicadas, mas foi a única solução que encontramos”, disse ela.
Ontem (25) o prefeito José Vitorino Prestes e o secretário de Administração José Francisco da Rocha Loures, o Juca, receberam na casa do prefeito, os vereadores Denílson José de Oliveira (PT), Dirceu de Oliveira (PSDB), o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Pinhão, Adaor Caldas e quatro técnicos de enfermagem para tentar um acordo.
Segundo Adaor, a reunião foi tranqüila e o prefeito se comprometeu a enviar para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei que autoriza o executivo a fazer uma equiparação salarial de 60% para os técnicos. “Não haverá alteração no nome do cargo, mas eles passarão a receber como técnico em enfermagem e não mais como agente de saúde”.
Nesta sexta-feira (26), os técnicos voltaram a realizar os atendimentos à população, e aguardam que o projeto entre na pauta do legislativo na sessão de segunda-feira, dia 29.
Na foto, os técnicos aguardavam o encontro no gabinete do prefeito.
 
 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.