Da Redação
Desde o surgimento da internet e do marketing digital, muitas ações conjuntas entre o plano virtual e o físico estão ajudando comerciantes de todos os portes a desenvolver melhores estratégias para suas lojas.
Até mesmo consagradas modalidades de varejo como os populares e procurados shopping centers podem se beneficiar de tecnologias de coletas de dados que são amplamente utilizadas no comércio eletrônico para melhorar as conversões das vendas online. Um desses recursos é a identificação e análise de uma Hot Zone.
O QUE É UMA HOT ZONE E POR QUE ELA É IMPORTANTE PARA OS SHOPPINGS?
Os shopping centers bem-sucedidos são lugares de grande circulação do público, que busca o local para suprir diferentes e variadas necessidades em uma única visita.
Em meio a tantas pessoas indo e vindo diariamente em diferentes direções (e com diferentes propósitos), é possível contar com a tecnologia para compreender melhor o perfil de visitação do shopping, auxiliando gestores a avaliar o comportamento do consumidor dentro do shopping e quais são as suas áreas mais visitadas e relevantes, também conhecidas como Hot Zones.
A identificação de uma Hot Zone pode ser feita através de dispositivos inteligentes, capazes de não só realizar a contagem de pessoas que estão circulando pelo shopping, mas também aptos a compreender dados estatísticos importantes, como a distribuição do fluxo, quantidade de visitas em determinados pontos, frequência e lealdade do público às diferentes lojas e também a atratividade de suas vitrines e a real performance de cada estabelecimento.
Essas informações detalhadas e acuradas são fundamentais para a elaboração de estratégias de marketing mais assertivas, mapeadas e direcionadas conforme o fluxo de visitação em cada parte do shopping.
Além de oferecer mais informações sobre uma Hot Zone, essa tecnologia é de grande ajuda para as futuras ações promocionais, já que os dados e estatísticas são importantes para uma gestão mais eficiente.
Ao detectar os locais onde há maior concentração de clientes, assim como o volume de conversão de cada loja, é possível organizar e estruturar os recursos humanos e materiais de maneira mais equilibrada e eficiente, melhorando custos e aproveitando melhor o potencial de expansão de cada área do shopping.
Para empreendedores e gestores de mais de um shopping, esse tipo de fermenta tecnologia ainda é capaz de fornecer dados sólidos para o acompanhamento simultâneo de diferentes praças, aumentando as informações da rede e onde estão seus melhores receitas.