22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Telefonia celular lidera reclamações no Procon

Em Guarapuava, maior índice de insatisfação é contra a operadora Vivo

celular

Paulo Lima, coordenador do Procon (Foto: Divulgação)

A telefonia celular continua liderando o número de reclamações em Guarapuava. Entretanto, a campeã de insatisfação nestes primeiros meses do ano está sendo a operadora Vivo. De acordo com dados do Procon, das 1009 reclamações, 404 são contra a Vivo.

“A insatisfação maior (193) é por conta dos pedidos de cancelamentos que não são atendidos”. Porém, segundo o coordenador do Procon em Guarapuava, Paulo Lima, essas solicitações são motivadas, principalmente, pela má qualidade do sinal. Outra queixa são as diferenças da proposta inicial do contrato.

“Muitas pessoas contratam um valor x, mas quando vem a fatura o valor é bem maior”.

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Esse é o caso da acadêmica Emily Nascimento Queiroz. Em contato com o Portal RSN, a jovem disse que contratou um plano que custaria R$ 129,99 por mês para 8GB mais 8GB para vídeo e música, além de mais serviços digitais.

“Na hora de vender me disseram que o WhatsApp era ilimitado, e as ligações para qualquer operadora do país também. Mas no final do mês, veio uma conta de R$ 239. Eu quis cancelar, mas me disseram que tenho fidelidade e que não posso”. Assim como Emily a lista de clientes de telefonia celular só aumenta.

Eu pago internet 4G, mas não tenho acesso a nada.

No Procon, reclamações falam sobre divergências de valores de contratos, pedidos de renegociação de faturas, qualidade do sinal, sumiço de créditos, entre outras.

De acordo com Paulo Lima, quando as reclamações do Procon são encaminhadas a operadora abre um protocolo de cinco dias úteis para apresentar uma solução. Quando não há retorno, instaura-se o processo administrativo com designação de audiência de conciliação.

Entretanto, segundo Paulo Lima, nem durante audiências estão acontecendo negociações. Nesse caso, o processo segue para parecer jurídico que vai analisar o caso e sendo procedente, o Procon expede a multa ao fornecedor.

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Durante a tarde desta quinta (1º) o Portal RSN tentou contato em vários números da Vivo. Entretanto, na Central apenas uma música ao fundo tocou por mais de 10 minutos, sem a interferência de interlocutor. Nos demais números apenas mensagens gravadas foram as respostas.

“Sugerimos que todos os consumidores estejam registrando a sua reclamação de insatisfação de qualidade com o sinal”, disse Paulo Lima.

Cristina Esteche

Jornalista

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