Da Redação
Guarapuava – Cerca de dois mil professores e funcionários de escolas estaduais de 11 municípios, sob a jurisdição da APP-Sindicato, convivem com o processo para as eleições estadual e nos núcleos regionais. Se em nível estadual quatro chapas estão homologadas, para o Núcleo Regional de Guarapuava duas estão inscritas para o pleito que acontecerá em 19 de setembro, das 9h às 20h.
Para a direção estadual, o professor Hermes Silva Leão, atual presidente da entidade, concorre à reeleição, encabeçando a chapa 'Somos Mais APP – Em Defesa da Escola Pública'. Ele tem como adversário o professor Luiz Carlos Paixão da Rocha, que lidera a 'APP Independente, Democrática, de Base e de Luta – Em Defesa da Escola Pública'. Hermes e Paixão são ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT), mas estão em chapas diferentes. A terceira é a 'APP Sindicato para Todos – Uma Ação Renovadora' que tem candidata à presidência a professora Isabela Aparecida de Félix Pereira. Ligada ao grupo do governador Beto Richa, Isabela é vista como a principal adversária do professor Hermes Leão. “Ela deve vir com uma estrutura muito grande, pois tem o apoio do governo”, disse a atual presidente do Núcleo Regional de Guarapuava, a professora e vereadora Terezinha Daiprai. A quarta chapa, 'Somos Todos APP – Em Defesa da Escola Pública' tem candidata à presidente a também professora Marlene Aparecida Pavani, ligada à esquerda mais combativa e ao Partido da Causa Operária (PCO).
O Núcleo Regional de Guarapuava tem como candidata à reeleição a professora e vereadora Terezinha Daiprai e, na oposição, surge a professora Isabelle Brito Veiga. Esta é a primeira vez que uma sindicalista se elege vereadora e pleiteia permanecer na função sindical no município. “Entendemos que a minha eleição como vereadora faz parte da conquista da classe trabalhadora no cenário político partidário, afirmou.