Da Redação, com Agência Brasil
Foz do Iguaçu – O presidente Michel Temer nomeou a nova diretoria brasileira da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional. O diretor-geral será Luiz Fernando Vianna, ex-diretor da Companhia Paranaense de Energia, que assume no lugar de Jorge Miguel Samek, que ocupou o cargo por 14 anos.
O único diretor que será mantido no cargo é Cezar Eduardo Ziliotto, da Diretoria Jurídica. A Diretoria Financeira será ocupada por Marcos Vitório Stamm e a Diretoria Técnica, sob responsabilidade de Rubens de Camargo Penteado.
O diretor Administrativo será Marcos Antonio Baumgartner e o diretor de Coordenação, Ramiro Wahrhaftig. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça feira (14).
A Itaipu é uma empresa binacional administrada pelo Brasil e Paraguai. Ela possui um Conselho de Administração composto por 12 conselheiros – seis indicados por cada país – e dois representantes dos ministérios das Relações Exteriores de cada país.
A usina possui 20 unidades geradoras e tem capacidade instalada de 14 mil megawatts (MW). Itaipu é a líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,4 bilhões de MWh.
Por meio de nota, a Itaipu Binacional informou que, em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai.