Da Redação
Guarapuava – A chuva que cai sobre Guarapuava e Região nos últimos dias deve parar na madrugada desta sexta (09). De acordo com o Instituto Simepar, o frio chega com tudo já nas primeiras horas de amanhã. “O tempo seca, mas esfria muito”, diz o meteorologista Reinaldo Kneib. Para se ter uma ideia da instabilidade atmosférica, somente nas últimas 12 horas a temperatura despencou cinco graus, passando dos 18ºC registrados ontem (quarta, 08) para 13°C na tarde desta quinta (09). Porém, a chuva e o vento deixam uma sensação térmica de 11ºC, informou Kneib.
De acordo com o Climatempo, a situação ainda é de alerta total na Região Sul. Nuvens muito pesadas provocam mais chuva intensa sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Grandes volumes ainda são esperados até a noite nesta quinta, com rajadas de vento que ainda podem ultrapassar os 80 km/h.
A partir de amanhã (09) e principalmente no fim de semana, 10 e 11 de junho, é que o país deve experimentar o frio mais intenso desta nova massa de ar polar. Temperatura abaixo de zero e geada ampla, até de forte intensidade, é esperada para várias áreas do Sul do Brasil. Desta vez, a geada também poderá se formar com moderada intensidade sobre o norte do Paraná e não se descarta algum dano nos cafezais.
Em Guarapuava e Região é hora de tirar as roupas pesadas e cobertas do armário. A previsão é de que os termômetros registrem entre 2 e 3 graus negativos no sábado e no domingo. Segundo Kneib, do Simepar, há previsão de geada entre sábado e domingo. Há previsão de neve na Serra Gaúcha e em Santa Catarina. No Paraná pode nevar em Palmas, enquanto Guarapuava está fora dessa onda de nevasca.
Segundo Kneib, o frio vai seguir até a quarta (14).