22/08/2023
Agronegócio Guarapuava

Tempo seco contribui para colheita de milho safrinha

A colheita do milho safrinha no Centro-Sul está em um ritmo acima da média dos últimos anos

milho plantação

*Reportagem com áudio/Agência Rádio Mais

Milho safrinha (Foto: Reprodução/Pixabay)

A colheita do milho safrinha na região Centro-Sul está em um ritmo acima da média dos últimos anos. De acordo com a consultoria AgRural, o tempo seco pode estar favorecendo esse desempenho.

“Como nós tivemos bom período de plantio e bom desenvolvimento das lavouras, agora nós vemos a colheita se adiantando de forma significativa e até, a última quinta feira, nós já tínhamos 19% da área plantada já colhida. Nós temos um crescimento de nove pontos percentuais na semana”, afirmou a consultoria.

Se observarmos essa colheita em relação ao mesmo período do ano passado, é possível constatar um aumento considerável, já que em 2018 eram apenas 5% da área já colhida. Na comparação com a média dos últimos cinco anos, o índice é de 7%. “Temos um avanço muito expressivo, mais do triplo da área colhida no mesmo período do ano passado”.

LARANJA

No penúltimo mês da safra de 2018/2019 de laranja, as exportações totais de suco concentrado caíram. O Brasil, que é o maior exportador mundial de suco de laranja, exportou mais 870 milhões de toneladas do produto concentrado e congelado, em todo o acumulado da safra, contra mais de um milhão de toneladas no mesmo período da temporada anterior.

Segundo informações da CitrusBR, que é a associação nacional dos exportadores de cítricos, houve uma queda no consumo. “Temos, portanto, uma baixa acumulada de 17% até o mês de maio”, informou a consultoria AgRural. O recuo no consumo impactou diretamente as exportações.

“Consequentemente, nosso faturamento com exportações também gerou uma receita menor de US$ 1 bilhão e 600 milhões de dólares, 16% a menos que no mesmo período da safra anterior”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.