22/08/2023



Geral Guarapuava

Tempo segue firme em Guarapuava e umidade do ar é de 63%

imagem-138902

Da Redação

Guarapuava – O último dia de julho é de tempo firme em Guarapuava e região. Os termômetros registram a máxima de 19 graus, com sensação térmica de 20 graus, segundo o ClimaTempo. Apesar da estiagem que dura mais de 40 dias, às 10h45, a umidade relativa do ar em Guarapuava é de 63%, índice considerado ótimo pela Assessoria de Imprensa da ClimaTempo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que índices abaixo de 60% são prejudiciais à saúde. Porém, esse percentual pode baixar nas horas mais quentes do dia.

De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), os índices de chuva foram baixíssimos em julho, registrando uma média de 2,8 milímetros contra 134 milímetros nos últimos 20 anos.

Para o começo de agosto a previsão não é alentadora, principalmente, para o setor do agronegócio. De acordo com o ClimaTempo, os dias da primeira semana desse mês seguirão secos, embora o tempo comece a mudar na quarta (02) quando a grande massa de ar seco que predomina sobre o Brasil irá perder força e uma frente fria conseguirá avançar, provocando chuva na Região Sul e em parte da Região Sudeste a partir da quarta (02).

No Sul do Rio Grande do Sul já ocorrem algumas pancadas de chuva na segunda e na terça-feira, provocadas por instabilidades associadas a um sistema de baixa pressão no interior do continente e a uma frente fria que se afasta no mar. Entretanto, o tempo muda mesmo a partir da quarta no estado e em todo o Sul do país.

Com a entrada de uma massa de ar frio que deverá furar o bloqueio também nas regiões Oeste e Sul do Paraná, poderá haver pancadas de chuva na quinta (03). Porém, o volume de água nesse dia em Guarapuava não deverá passar de cinco milímetros. Na sexta (04) o Sol voltará a brilhar, seguindo o tempo seco até a segunda (07) quando prevê-se mais dois milímetros de precipitação.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo