22/08/2023



Cotidiano Paraná

Temporais atingem 23 cidades do PR e afetam mais de 4 mil moradores

Os temporais causaram alagamentos e danificaram 428 casas. Há 1.249 desabrigados ou desalojados e duas crianças desaparecidas em Pato Branco

chuvas5

Os temporais causaram alagamentos e danificaram 428 casas. Há 1.249 desabrigados ou desalojados e duas crianças desaparecidas em Pato Branco (Foto: Defesa Civil/PR)

O último boletim de ocorrências da Defesa Civil sobre as chuvas no Oeste e Sudoeste do Paraná dessa terça (11), aponta que 23 cidades acabaram atingidas por temporais, enxurradas e alagamentos. Desse modo, até o momento são 4.392 pessoas diretamente afetadas, 428 casas danificadas, 100 desabrigados e 1.149 desalojados.

Além disso, duas crianças estão desaparecidas em Pato Branco. Não há registros de mortos e feridos. As cidades com pessoas mais afetadas são Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Vitorino, São Miguel do Iguaçu, Santa Izabel do Oeste e Pato Branco. Conforme o Simepar, no decorrer da noite desta terça, as chuvas perderam força sobre grande parte do Estado.

No entanto, em algumas Regiões ainda chove, como na divisa com o Mato Grosso do Sul e no Litoral. Ainda de acordo com o Simepar, em Francisco Beltrão e Pato Branco as chuvas de outubro já ultrapassaram a média histórica do mês.

Em Francisco Beltrão já são 287,6 milímetros em 11 dias, frente a uma média de 229 milímetros para todo o mês. E em Pato Branco as precipitações atingiram 263,2 milímetros, enquanto a média para o mês tinteiro é de 233.

BARRAGEM NO SUDOESTE

A Copel declarou, no início da noite dessa terça, estado de emergência na Central Geradora Hidrelétrica Chopim I, instalada no Rio Chopim, entre os municípios de Itapejara d’Oeste e Coronel Vivida, Região Sudoeste.

As fortes chuvas que atingiram a Região elevaram o nível do rio acima da capacidade máxima do reservatório. Equipes da Copel e da Defesa Civil orientam moradores a deixarem, preventivamente, locais próximos ao rio abaixo da barragem de Chopim I, pelo risco de inundação.

Até essa terça (11), o número de unidades sem luz nas duas Regiões era de 6.522 unidades consumidoras. As equipes da companhia seguem trabalhando para atender mais de mil serviços emergenciais espalhados por diferentes municípios, como Cascavel, Santa Helena e Palotina, no Oeste, e Francisco Beltrão, Coronel Vivida e Salto do Lontra, no Sudoeste.

A Copel reforça a orientação à população para que mantenha distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973.

Ainda de acordo com a Copel, sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora. O número fica destacado em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Além disso, as situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.

FALTA DE ÁGUA

As fortes chuvas também provocam desabastecimento de água em algumas cidades. Em Pato Branco a previsão é de que o abastecimento volte à normalidade na quinta (13).

No entanto em Palmas, Planalto, Itapejara d’Oeste, Salgado Filho, Nova Prata do Iguaçu, Braganey, Vitorino, Chopinzinho e Assis Chateaubriand o abastecimento deve se normalizar hoje (12).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo