*Reportagem atualizada para inclusão de informações às 12h15 do dia 5/09/2023.
O temporal que atingiu a Região de Guarapuava na tarde dessa segunda (4), deixou estragos nos municípios. Só em Guarapuava, mais de oito mil pessoas ficaram sem energia, por causa dos ventos que fizeram galhos, árvores, telhas e outros objetos atingirem a rede elétrica. De acordo com as informações, 4.872 unidades consumidoras de energia da Copel ficaram sem energia.
Já a Energisa informou que na Região onde atende, foram 4 mil clientes afetados. Na Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios, os funcionários da Copel afirmaram que tiveram que suspender o fornecimento de energia. Isso porque se tratava de uma situação de risco, os galhos de araucárias caíram em cima de cabos de energia e, com isso, um poste entortou.
O Corpo de Bombeiros atendeu as ocorrências de destelhamento na Região. Em Guarapuava, houve três casos de destelhamentos no bairro Jardim das Américas. Então, a equipe distribuiu lonas para cada residência. Em Laranjeiras do Sul, cerca de nove casas ficaram destelhadas e precisaram de lonas. Os bombeiros ainda fizeram o corte de uma árvore que caiu sobre a rede de energia elétrica.
REGIÃO
Já em Candói, a equipe efetuou um número maior de cortes de árvores na BR-373, em uma residência da área rural e em uma estrada rural. Além disso, na comunidade São Pedro a estimativa dos Bombeiros é que 10 residências acabaram destelhadas por causa do temporal. No local, também houve o corte de uma árvore. A Localidade da Paz teve quatro destelhamentos.
Ainda conforme a corporação, Pinhão também teve estragos. Na Localidade de Serra da Cabra, a equipe atendeu 12 ocorrências de destelhamentos. Também foi necessário atendimento em casos de quedas de árvores, mas não há um total. Em Cantagalo, um destelhamento chocou a Região pelas imagens impressionantes.
Um possível tornado na área rural na Localidade de Carazinho fez com que uma araucária caisse sobre a residência. Mas a ocorrência aconteceu no domingo (3), de acordo com os bombeiros. Mas só na manhã de segunda (4) que as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil prestaram atendimento. Não houve feridos.
Enquanto isso em Pitanga, os bombeiros fizeram três entregas de lona para moradores que compareceram no quartel, relatando destelhamento de residência. Os moradores de União da Vitória tiveram danos causados pelo temporal e a Defesa Civil ainda prestou atendimentos na manhã desta terça (5). Na tarde de hoje (5), as equipes entregarão telhas de fibrocimento às residências mais afetadas, além da remoção de árvores que caíram em cima das casas e outros trabalhos.
Vários bairros de União da Vitória tiveram estragos, conforme a Prefeitura Municipal, houve mais de 50 atendimentos nos bairros Jardim Roseira, Cristo Rei, João Paulo II, São Joaquim, Panorama, Horst I e II, Sagrada Família, São Sebastião, Limeira, São Luís. Inclusive, há ocorrências no interior do município também, por exemplo, na Colônia São Domingos aconteceu a queda de uma estufa.
Leia outras notícias no Portal RSN.