O colapso causado pelo coronavírus tem trazido dias duros para quem atua na área da saúde. Há um ano os profissionais se dedicam a enfrentar a doença. Nessa terça (16), a Secretária de Saúde de Irati, Jussara Kublinski anunciou que a Santa Casa de Irati possui medicamentos sedativos para apenas três dias e meio.
De acordo com as informações, são 24 cidadãos iratienses internados. Sendo que 14 estão na enfermaria e 10 ocupando a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave, intubados. Além disso, a Santa Casa de Irati está com ocupação de 100% dos leitos de UTI e de enfermaria da covid-19 e chegou a remanejar leitos de Pronto Socorro para atender a demanda.
Dessa forma, o reflexo da situação, é relatado de forma dramática pelo provedor da unidade hospitalar, Ladilao Obrzut Neto.
Estamos, praticamente, em colapso. Tenho medicação para manter os pacientes entubados por 3,5 dias e não existe um plano B. Tivemos uma conversa com o Hospital Universitário de Ponta Grossa, e teremos que fazer um protocolo de quem terá mais chance de viver, quem tem condição de ter mais anos de vida. Infelizmente, nós passamos o ano todo falando das medidas e parece que as coisas não andaram desta forma. Vamos ter que pensar quem terá condições de vida. É duro.
Além disso, o médico afirma que 40 anos de profissão este momento é muito triste. O médico afirma sentir uma grande dor em saber que terá que optar por vidas e pede para que a população faça o possível para que esse agravamento diminua. “Por fim, com esta nova variante do vírus, os casos estão, cada vez, mais complicados”.
Leia outras notícias no Portal RSN.