A campanha “Paraná Contra a Aftosa” começou no dia 1° de maio e acaba amanhã, terça-feira (31). São esperadas que mais de 25 mil cabeças de gado sejam vacinados na região de Guarapuava. Nesta etapa, apenas animais com menos de dois anos de idade devem ser vacinados. A outra etapa acontece no mês de novembro, onde animais de todas as idades recebem a vacina.
O criador que deseja vacinar seu rebanho deve se dirigir até uma loja agropecuária para comprar as vacinas e receber o comprovante de vacinação com a nota fiscal da compra. Neste comprovante o pecuarista deve preencher todos os dados, como, por exemplo, quantos animais foram vacinados. O comprovante deve ser entregue na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB) junto com a nota fiscal.
A médica veterinária da SEAB, Ana Paula Kurshaidt, alerta para a multa que o criador recebe quando não vacina o seu rebanho. “O pecuarista que não comprova a vacinação recebe uma multa de R$ 96,00 por cabeça de gado”, diz.
Ana Paula também comenta sobre o risco da aftosa na propriedade. “Quando um animal é diagnosticado com a doença, deve-se sacrificar todos os animais da fazenda, e também todos os animais de outras propriedades num raio de três quilômetros para que o vírus seja erradicado na região”.