22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Termina hoje (30) o mutirão nacional para negociar dívidas com bancos

Febraban e Banco Central oferecem descontos e parcelamentos especiais para dívidas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. Atendimento é online

Oito em cada dez famílias estão endividadas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Quem deseja começar 2026 com o nome limpo e as finanças em dia tem uma última oportunidade neste domingo (30). Termina hoje o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, uma ação conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

A iniciativa busca auxiliar as famílias brasileiras — oito em cada dez estão endividadas, segundo dados do setor — a regularizarem sua situação com condições facilitadas, como descontos em juros, prazos estendidos e refinanciamento de contratos em atraso.

LISTA

A campanha é voltada para dívidas que não possuem bens em garantia. Entram na lista:

Cartão de crédito;
Cheque especial;
Empréstimo pessoal;
Crédito consignado.

Dívidas que já prescreveram (caducaram) ou que tenham bens como garantia (como financiamento de veículos ou imóveis) não fazem parte do mutirão.

COMO PARTICIPAR HOJE

Como é o último dia, a orientação é utilizar os canais digitais, que funcionam durante o fim de semana:

Diretamente com o banco

Entre em contato pelos canais oficiais da sua instituição (aplicativo, WhatsApp ou internet banking) e informe que deseja negociar pelo Mutirão da Febraban.

Pelo Portal Consumidor.gov.br

Acesse o site consumidor.gov.br utilizando sua conta Gov.br (prata ou ouro). Lá, é possível registrar o pedido de negociação diretamente com a instituição financeira.

SUPERENDIVIDAMENTO

Para casos de superendividamento — quando o consumidor não consegue pagar as dívidas sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência (alimentação, moradia) —, o mutirão não é o canal indicado. Nessas situações, a orientação é procurar o Procon local para um atendimento especializado, amparado pela Lei do Superendividamento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.